10 Livros sobre questões raciais para ler agora e sempre

Se a revolta com o assassinato de George Floyd, vítima da brutalidade da polícia nos EUA, o deixou perplexo e com vontade de aprender mais sobre a ideologia e a prática do anti-racismo, uma das melhores coisas a fazer é começar por abrir um livro. Existem centenas interessantes sobre o assunto: do tratado de James Baldwin de 1963 sobre o “pesadelo racial” da vida na América aos escritores contemporâneos.

Eis uma lista de uma dezena de sugestões de memórias, coleções de ensaios e poemas feita pela revista Esquire.


How to Be an Antiracist
Ibram X Kendi

Kendi argumenta que rejeitar o racismo é insuficiente – é preciso praticar o anti-racismo, que exige “autoconsciência persistente, autocrítica constante e autoexame regular”. O racismo para este autor não é simplesmente uma questão de ódio e ignorância, mas uma força estrutural viciosa enraizada nos alicerces da sociedade americana. Este livro ajuda a desaprender tudo o que acha que sabe sobre racismo e dá uma lição sobre como cada um de nós pode desempenhar um papel ativo na construção de um mundo justo e equitativo.

 

The Fire Next Time
James Baldwin

Uma reflexão sobre raça e religião na América, publicada com elogios em 1963. Baldwin faz um apelo fervoroso e imparável para “acabar com o pesadelo racial” da vida na América. Estruturado como uma carta ao seu sobrinho de 14 anos, esta obra usa as palavras para fazer uma acusação séria a um país em falência moral, bem como um apelo à ação política dos americanos de todas as raças.

 


Between the World and Me
Ta-Nehisi Coates

Nomeado o melhor livro pela revista Esquire em 2010, Between the World and Me é o sucessor espiritual de The Fire Next Time, de Baldwin, com o autor a estruturar o livro como uma carta apaixonada ao seu filho adolescente. Coates recorda o seu despertar gradual para a amarga verdade do racismo e disseca o trauma de habitar um corpo perseguido, ao mesmo tempo que expressa a preocupação pela herança passada ao seu filho de cor.

 


The Fire This Time: A New Generation Speaks about Race
Jesmyn Ward

Antologia editada pelo bicampeão Jesymn Ward, vencedor do National Book Award, que dedica a coleção a Trayvon Martin. Esta obra reúne ensaios e poemas de escritores brilhantes, incluindo Jericho Brown, Edwidge Danticat e Kevin Young, que dissecam o legado histórico do racismo estrutural na América.

 


Citizen: An American Lyric
Claudia Rankine

Nesta coleção audaciosa de poemas, Rankine oferece um relato de interações racistas quotidianas, culminando num uivo coletivo de dor, raiva e tristeza. Com um poderoso lirismo, Rankine investiga o mal generalizado do racismo na vida americana.

 

 


White Fragility: Why It’s So Hard for White People to Talk About Racism
Robin DiAngelo

Uma parte integrante do anti-racismo é a introspeção. Neste livro urgente e compassivo, o anti-racista DiAngelo oferece orientações práticas sobre como desmantelar a reação defensiva que os indivíduos brancos costumam ter quando as suas ideologias raciais são desafiadas – aquilo a que o autor chama de “fragilidade branca”. Este livro é de leitura obrigatória para os americanos brancos que desejam obter novas ferramentas para conversas honestas e produtivas sobre raça e privilégio.


They Can’t Kill Us All: Ferguson, Baltimore, and a New Era in America’s Racial Justice Movement
Wesley Lowery

Esta obra é um grande esforço de reportagem, com centenas de entrevistas realizadas ao longo de um ano. Lowery passou por cidades fortemente policiadas, como Baltimore, Cleveland e Ferguson. Trata-se de uma análise exaustiva de como o policiamento racista apodrece a vida comunitária, bem como um retrato da nova geração de ativistas que lutam por um futuro melhor.


Heavy: An American Memoir
Kiese Laymon

Neste livro de memórias, angustiante e corajoso, Laymon explora os traumas múltiplos de habitar um corpo negro, à luz da sua educação complicada e abusiva em Jackson, Mississippi. No entanto, o grande milagre deste livro de memórias não é a evocação do Sul Profundo ou a exploração de traumas, mas a capacidade de Laymon em trazer amor e luz às fontes de dor na sua vida.

 

The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness
Michelle Alexander

Se quer alargar o seu conhecimento sobre o sistema de justiça criminal dos EUA, não hesite em ler The New Jim Crow, uma polémica sobre a epidemia americana das prisões em massa. O trabalho de Alexander abriu um buraco na compreensão da justiça criminal norte-americana, levando à criação do The Marshall Project e a um investimento de 100 milhões de dólares no novo fundo Art for Justice Fund.

 


White Rage: The Unspoken Truth of Our Racial Divide
Carol Anderson

Nesta obra, Anderson expõe os esforços desprezíveis dos americanos brancos para reverter o progresso dos negros na sociedade. Trata-se de uma análise perspicaz à raiva branca, que começa com as leis de Jim Crow e termina com a reação racista às eleições de Barack Obama.

Artigos Relacionados: