• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias 11 Tendências para 2021, pela futurista Marian Salzman

Notícias

11 Tendências para 2021, pela futurista Marian Salzman

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Dezembro, 2020 | 6 minutos de leitura

O que podemos esperar para 2021? Quais as tendências que deixarão marca e ajudarão a moldar o próximo “normal” num futuro pós-pandémico? A criadora de tendências Marian Salzman procura dar resposta a esta questão. É autora e coautora de quase 20 livros e está entre os profissionais de Relações Públicas mais premiados.

Em 2018, deixou os cargos de CEO da Havas PR América do Norte e presidente global da Havas PR Global Collective para embarcar num importante desafio: ajudar a fabricante de cigarros Philip Morris International a criar um mundo sem cigarros no cargo de vice-presidente sénior de Comunicações Globais.

O seu mais recente relatório como futurista foi apresentado esta semana à imprensa de todo o mundo e aponta 11 tendências que não devemos ignorar.

  1. Zoomed in (and out)
    O período de reflexão proporcionado pela pandemia deu-nos tempo e espaço mental para considerar como temos vivido – e se valeu a pena. Estaremos a ampliar as nossas vidas pessoais e profissionais – ampliando o que é essencial e eliminando os constrangimentos nos locais de trabalho, escola, entretenimento, fitness, por exemplo?
  2. Redefinir o tempo e espaço
    A experiência do confinamento e da quarentena fez com que as pessoas e as empresas repensassem as abordagens tradicionais de tempo e espaço. A tendência é a de pensar na semana de trabalho com 24 horas por dia, sete dias por semana, em que se ajusta o trabalho, a vida social e as tarefas administrativas, parando nas horas que mais convém. “Será que podemos estar próximos de uma semana de trabalho de quatro dias como padrão, com menos horas, mas mais inteligentes e produtivas?”, pergunta Marian Salzman.
  3. De volta ao “nós”
    Numa era das selfies, marcas pessoais e listas de reprodução personalizadas, a COVID-19 despertou em alguns o primeiro indício de sentido de comunidade desde há muito tempo. Com o contacto físico drasticamente reduzido durante meses a fio, sentimos a falta do toque e gravitamos em torno de experiências partilhadas, de festas virtuais a Zooms familiares. “Em 2021, interaja com mais pessoas e reavalie os seus círculos sociais, focando menos na proximidade e conveniência e mais na intimidade e na conexão”, sugere a futurista.
  4. O real passa a irreal e o irreal passa a ser real
    Somos cada vez mais atraídos pelo que é profundamente autêntico – mesmo enquanto continuamos a migrar as nossas vidas para o reino virtual. Apesar do aumento nas vendas de “carne” à base de plantas, “leite” à base de nozes e “couro” vegan, as pessoas estão cada vez mais ansiosas por voltar ao real. Os valores antigos, como integridade e autossuficiência, voltarão a ter o primeiro plano? O conselho é para procurar a desintoxicação digital e uma combinação mais inteligente dos dois mundos- o virtual e o real.
  5. O dia dos drones
    Quem não gostaria de pedir ao seu robot pessoal para ir à mercearia local fazer as compras da semana? Já há algum tempo que caminhamos na direção da automação do trabalho, mas a pandemia veio acelerar a tendência à medida que as empresas são lembradas de que os funcionários humanos são um ponto fraco.
    A empresa chinesa de comércio eletrónico Alibaba montou um armazém sem funcionários num hospital em Wuhan nos primeiros dias da pandemia; os drones foram instruídos a entregar encomendas e kits de teste à COVID-19 em Espanha, Indonésia e China. “Que outras tarefas serão automatizadas em breve? Talvez chegue a hora de termos um subchefe robótico e uma babysitter de Inteligência Artificial.”
  6. Prontos para a guerra
    A COVID-19 veio aumentar o número de pessoas que procuram a segurança do stock e espaços “seguros”. À medida que as pessoas querem estar mais preparadas para toda e qualquer eventualidade, mais lojas passarão a acumular artigos de emergência de longo prazo, como a overstock.com e o Walmart já estão a fazer.
  7. Redefinir o que é essencial
    Com cada vez mais pessoas a trabalhar e a frequentar a escola a partir de casa, o que é necessário “ter” em 2021? A banda larga universal é um luxo ou uma necessidade? Qual é a expectativa básica para o saneamento e a saúde pública? Em 2021 aumentará o apoio à justiça racial e económica, à partilha de recursos e  teremos mais discussões sérias sobre conceitos como o rendimento mínimo garantido.
  8. Salvos pela internet?
    As nossas vidas estão a transformar-se em centros de serviços pagos à medida que cada vez mais contamos com aplicações de telemóveis para responder às nossas necessidades básicas. Não sabemos cozinhar porque temos o Deliveroo. Ainda não aprendemos como remendar roupas porque é mais fácil conseguir uma reposição do vestuário na Amazon ou no Taobao. Contamos com o TaskRabbit para pendurar as nossas fotos na parede e montar os nossos móveis empacotados. Ao mesmo tempo poderemos esperar que 2021 traga um aumento de formações sobre as competências que antigamente os pais passavam aos filhos.
  9. As organizações como agentes de mudança
    Nas primeiras semanas do confinamento vimos empresas, grandes e pequenas, a produzirem ventiladores e equipamentos de proteção individual e a apoiarem clientes e comunidades. Em 2021, podemos esperar mais do mesmo, mas com uma nova ênfase em parcerias público-privadas.
  10. Repensar as casas e as cidades
    No curto prazo podemos esperar a continuação da tendência para as casas minúsculas (talvez até móveis). No longo prazo, as cidades menos dominadas por bairros comerciais e turistas procurarão criar novas maneiras de atrair residentes, incluindo no desenho urbano mais espaços verdes, moradias mais acessíveis e infraestruturas mais inteligentes.
  11. Hora de fazer as pazes com a incerteza
    As máscaras faciais são uma medida inteligente de saúde pública ou um passo em direção ao totalitarismo? As primeiras vacinas disponíveis serão seguras? Podemos contrair a COVID-19 mais de uma vez?
    Este ano tem sido repleto de incertezas e uma sensação generalizada de insegurança. À medida que as pessoas tentam recuperar o controlo, procuram maneiras de se vacinar contra riscos futuros, desde formas de investimento mais seguras, sistemas de segurança doméstica e geradores de energia de reserva até estilos de vida mais simples. Ao mesmo tempo, veremos o foco a ser colocado no ensino da resiliência em casa e no trabalho, uma vez que a tenacidade e a coragem têm prioridade, lado a lado com a criatividade e o pensamento crítico.
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

«Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

Artigos Relacionados

Notícias

Mar 24, 2023

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Ler notícia

África

Mar 24, 2023

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Ler notícia

Trabalho

Mar 24, 2023

E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Mar 16, 2023

Primeira edição da Knower Business Conference

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 14, 2023

WYtalks abordam a importância do Neuromarketing no mundo digital

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 08, 2023

Formação gratuita a todas as mulheres que queiram dar um novo passo na sua carreira

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency