• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias 5 passos para tornar a sua comunicação mais clara e eficaz, mesmo com máscara

Notícias

5 passos para tornar a sua comunicação mais clara e eficaz, mesmo com máscara

Link copiado

Partilhe este conteúdo

9 Novembro, 2020 | 4 minutos de leitura

“Não sei como tudo aconteceu, mas, certo dia, tive um problema. Não o queria. Não o pedi. Não gostei nada de ter um problema, mas ele esteva lá”. Assim começa o livro da minha filha “O que fazer com um problema” e assim vai ser, infelizmente, a nossa adaptação ao novo normal.

Na semana passada passou a ser obrigatório usar máscara não apenas nos espaços públicos, mas também na rua. O pior não é propriamente a máscara. Sim, no início estranhámos, mas, tal como aconteceu com os sacos de plástico que agora levamos connosco ao supermercado, hoje temos uma máscara sempre à mão (seja no carro, em cada uma das malas, numa gaveta da secretária…). O problema é que a máscara tem impacto na nossa comunicação — entre os pares, colegas e também familiares. Se era clara, deixou de ser. Se não era clara, perdeu a possibilidade de o ser.

Para poder melhorar a sua comunicação, mesmo usando máscara e neste novo normal (que de normal tem muito pouco), sugiro cinco passos simples.

Escolha a máscara certa
Sim, as máscaras não são todas iguais. Umas são mais grossas que outras. E aqui não podemos ignorar as leis da física: quanto mais espesso for o obstáculo, menos vai sobrar da onda sonora, ou seja, da sua fala. Por isso, cuidado na escolha.

Utilize todo o poder da sua voz
Isto implica ter cuidado com o volume e a velocidade. “Como?”, “Desculpe, não ouvi…” — estas são as frases que ouço mais frequentes nos corredores da faculdade e também nas aulas. No seu escritório acontece o mesmo? Há mais uma agravante: nem todos os colaboradores (pense só nos mais novos!) vão ter coragem de admitir que não ouviram o que disse. Por isso, não estranhe se o trabalho não for entregue a tempo ou da forma como pretendia.

Fale mais devagar. Trabalhe a sua dicção. Varie a sua voz. Já que não conseguimos expressar as nossas emoções através da face, podemos compensar com uma entoação variável — transmite emoções e ajuda a manter a sua audiência atenta.

Fale na direção certa
Vire-se (literalmente) para o colega com quem está a falar — como a passagem da voz já está condicionada, ao virar-se consegue garantir que, pelo menos, a onda sonora vai na direção da pessoa com quem está a falar. Ou seja, se antigamente podia continuar a trabalhar no computador ou navegar no telemóvel e ao mesmo tempo falar com o seu colega, agora já não — corre o risco de não ser ouvido. E a culpa será sua. Por isso, vire-se para a pessoa. Assegure-se que ela está a prestar-lhe atenção. E só depois fale. Este pequeno gesto ajuda — já testei.

Fale com as mãos
Utilize muitos, muitos, mas mesmo muitos gestos ilustradores. São aqueles que “ilustram” o que está a ser dito. Por exemplo, se eu digo “redondo” e “desenho” um círculo com as mãos — isto é um gesto ilustrativo. Da mesma maneira, pode dizer que “preciso de dois favores” e mostrar dois dedos. Ou, se estiver a falar de prós e contras, poderá sempre organizá-los no espaço — prós do seu lado esquerdo e contras do seu lado direito, por exemplo.

Beba muita água
Sim, faz bem. Na verdade, já antes fazia. Mas agora com máscara torna-se essencial hidratar o corpo e principalmente as cordas vocais. Porque o esforço para falar é maior e, precisamente por causa da máscara, muitas vezes não achamos conveniente tirar a máscara, beber e colocá-la outra vez. Contudo, é preciso. Para o seu bem e para o bem da sua comunicação.

Hoje mais do que nunca os seus colaboradores precisam de ouvir a sua voz. Precisam de sentir que há valores, que há apoio e, acima de tudo, que há esperança. Por isso, comunique! Porque a crise vai passar, e nós vamos ficar.

Ao contrário da pandemia, o já referido livro da minha filha tem um fim e este pode ser inspirador para todos nós: “Todos os problemas contêm uma oportunidade para qualquer coisa boa. Só temos de a procurar”.


Por Irina Golovanova, Especialista em Comportamento e Comunicação Não Verbal e CEO da The Body Language Academy

 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

«Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Artigos Relacionados

África

Jun 20, 2025

Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

Ler notícia

Liderança

Jun 20, 2025

Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

Ler notícia

Corporate

Jun 20, 2025

Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Jun 12, 2025

Verão à prova de falhas? Há tecnologia para isso

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mai 30, 2025

AI Horizons Porto reúne comunidade tecnológica em torno de Inteligência Artificial

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mai 29, 2025

Portugal com lacunas críticas nas estratégias de bem-estar no trabalho, revela estudo europeu

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever