5 Sugestões para integrar novos profissionais na empresa em ambiente digital

Há uma nova geração de jovens a entrar no seu primeiro emprego – ou nos seus próximo empregos – a partir de sua casa, encontrando-se com os novos colegas de trabalho através de um monitor de computador. São os Flexi boomers que ao iniciar a sua carreira profissional durante a Pandemia, em regime de teletrabalho, ganham vantagem pela sua flexibilidade.

Tradicionalmente, a maioria dos profissionais inicia o seu primeiro dia de trabalho com uma visita ao escritório, algum tipo de reunião e saudação aos novos colegas e talvez um almoço com o líder da sua equipa. Mas o que acontece aos que iniciam o seu primeiro emprego em ambiente digital?

À medida que o mundo se adapta à realidade COVID, a Adecco Portugal, empresa de Consultoria de Talento e soluções de RH, identifica os principais desafios que uma empresa experimenta no onboarding digital de novos colaboradores e dá cinco conselhos para atenuar os contras desta modalidade de integração.

  1. Criação de uma orientação mais estruturada e específica sobre onboarding digital, o que pode ser feito através de um documento para os novos colaboradores com a caracterização da empresa, valores, estratégias, equipas de liderança entre outros. Tal vai ajudar a proporcionar ao novo colaborador um sentimento de pertença a algo enquanto está num espaço virtual.
  2. Seja claro quanto a objetivos e resultados: um plano de 30, 60, e 90 dias é uma boa forma de estabelecer expectativas. Comece as primeiras semanas com tarefas claras.
  3. Reuniões individuais: especialmente quando se trabalha remotamente, estabelecer pontos de contacto frequentes um-para-um e de equipa. Isto irá ajudar a garantir fluxos de comunicação, os desafios são assinalados, e o bem-estar da equipa é verificado.
  4. Salas informais de convívio: Criar um sistema onde se possa ligar um novo colaborador a um colega que pode apoiar com todas as questões em torno da navegação num novo ambiente.
  5. Documentos FAQ (Frequently Asked Questions) podem ajudar os novos membros da equipa a compreender como utilizar as ferramentas virtuais que os rodeiam. Links para orientação de segurança informática e outros recursos também servem de apoio.

Artigos Relacionados: