A ciência da resiliência humana aplicada às organizações

A formação (online) “O Poder da Resiliência” da Ask for Alchemy e da Insight Out, promove a resiliência individual e de equipa no contexto atual, reunindo especialistas de diferentes disciplinas.

Estamos a viver um período de rápidas e profundas transformações com forte impacto na economia e nas pessoas, que estão a causar mudanças na forma como trabalhamos e vamos viver daqui para a frente.

«Este momento está a testar o nosso sistema emocional e social, mas constitui também uma oportunidade única para despertarmos novas competências e nos reconstruirmos para um mundo mais sustentável, assente na conectividade humana», afirma Sofia Costa Quintas, CEO da Ask for Alchemy e cofundadora de “O Poder da Resiliência”.

Esta formação tem como propósito ensinar e praticar a ciência da resiliência humana, aplicada às organizações.

O programa tem início com Nuno Pimentel, médico e oncologista da Fundação Champalimaud, que  vem falar da ciência dos três cérebros e da sua ligação com qualidades inatas do ser humano: curiosidade, compaixão e coragem.

Segue-se o módulo de Mindfulness com Nuno Matias, professor de Yoga e fundador da direcção da MYMA Portugal, a associação criada recentemente para o desenvolvimento e promoção das práticas contemplativas.

O módulo seguinte, explica a origem e base científica do stress, a neurobiologia do stress e disponibiliza técnicas para lidar com ele criativamente.

Existe ainda um módulo destinado à capacidade de reinvenção, que fala em detalhe do processo que possibilita encontrar oportunidades na adversidade, através das questões que se colocam e da maneira como se aprende a olhar o mundo. «Quando enfrentamos o imprevisível, em vez de paralisarmos, devemos fortalecer a nossa resiliência e capacidade para nos reinventarmos, descobrir novas perspetivas e assim encontrar uma oportunidade na adversidade», lembra.

No final do programa, a equipa  reúne-se online, para desenhar um propósito de equipa para os próximos tempos. E para consolidar a aprendizagem, o programa encerra com uma sessão de coaching individual. Todos os programas podem ser ajustados às necessidades de cada cliente, incluindo a duração e os conteúdos específicos dos módulos. O programa pode ser dinamizado online em direto ou por gravação.

Artigos Relacionados: