• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

      Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

      Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

      As cidades que não querem morrer de calor. Lisboa é uma delas

      De que se queixam os RH em relação à colaboração com os CFO’s?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Liderar com a pele toda

      Foi o Mickey que fez a asneira e será o Hulk que nos vai salvar, uma maneira portuguesa de ser

      O medo enfrenta-se onda a onda, dentro e fora de água

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Neurodivergência no trabalho: «Não há nada mais normal do que sermos todos diferentes» (Catarina Fonseca)

      «As PME são como um poeta que faz poesia sem o saber»: o olhar de Bernardo Maciel e João Pedro Guimarães

      Humildade e honestidade equilibram a liderança empática e as decisões difíceis

      No setor espacial há que «garantir que o talento feminino entra, permanece, cresce e lidera», defende Teresa Ferreira

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros que lideram, pessoas que inspiram

      Vendas Para Quem (Acha Que) Não Tem Talento – Mafalda Johannsen

      Eis uma lista de livros para leituras balneares

      A Bíblia da Internacionalização – Diogo Sousa-Martins

      Manual Para Andar Espantada por Existir – Patrícia Portela

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

      Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

      Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

      As cidades que não querem morrer de calor. Lisboa é uma delas

      De que se queixam os RH em relação à colaboração com os CFO’s?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Liderar com a pele toda

      Foi o Mickey que fez a asneira e será o Hulk que nos vai salvar, uma maneira portuguesa de ser

      O medo enfrenta-se onda a onda, dentro e fora de água

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Neurodivergência no trabalho: «Não há nada mais normal do que sermos todos diferentes» (Catarina Fonseca)

      «As PME são como um poeta que faz poesia sem o saber»: o olhar de Bernardo Maciel e João Pedro Guimarães

      Humildade e honestidade equilibram a liderança empática e as decisões difíceis

      No setor espacial há que «garantir que o talento feminino entra, permanece, cresce e lidera», defende Teresa Ferreira

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros que lideram, pessoas que inspiram

      Vendas Para Quem (Acha Que) Não Tem Talento – Mafalda Johannsen

      Eis uma lista de livros para leituras balneares

      A Bíblia da Internacionalização – Diogo Sousa-Martins

      Manual Para Andar Espantada por Existir – Patrícia Portela

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões A datificação da realidade empresarial – a importância de uma estratégia de dados

Opiniões

A datificação da realidade empresarial – a importância de uma estratégia de dados

Link copiado

Partilhe este conteúdo

20 Junho, 2025 | 4 minutos de leitura

A datificação da realidade, isto é, a redução a dados de todos os traços dos nossos comportamentos, pessoais e profissionais, nas várias plataformas e nos vários pontos de contato é uma realidade incontornável.

A gestão destes dados é um desafio crescente e absolutamente vital para empresas de todos os tamanhos, exigindo uma estratégia pensada e refletida desde a recolha e armazenamento até à sua análise e utilização estratégica, uma vez que os dados são um ativo crítico que pode transformar operações e decisões, que não se compadecem com soluções pontuais e sem um enquadramento e alinhamento com a estratégia da organização.

No entanto, muitas empresas enfrentam obstáculos significativos na gestão eficaz dos seus dados, que podem ser superados através de uma estratégia de dados bem definida.

Estratégia de dados numa organização

Uma estratégia de dados é um plano abrangente que define como uma organização irá recolher, gerir e utilizar dados para alcançar os seus objetivos. Esta estratégia deve alinhar-se com a visão global da empresa e incluir componentes como governance, qualidade dos dados, segurança e conformidade.

A importância de uma estratégia de dados reside na sua capacidade de transformar dados brutos em insights acionáveis e ações concretas (porque não basta saber!), melhorando a eficiência operacional, a tomada de decisão e a inovação. Este planeamento é absolutamente crítico não para o agora, mas para um horizonte de médio prazo, sendo necessário combinar questões técnicas, humanas e de negócio

No entanto, antes de avançar com a implementação de uma estratégia de dados, é crucial avaliar a prontidão da organização, através de uma pequena check-list organizacional que cobre cinco dimensões:

 

  1. Temos, na organização uma visão clara dos nossos objetivos de negócio e como os dados podem ajudar a alcançá-los?
  2. Existe uma cultura de dados na nossa organização?
  3. Temos as competências técnicas necessárias para gerir e analisar dados?
  4. Os nossos sistemas atuais são capazes de suportar uma estratégia de dados?
  5. Estamos preparados para investir em tecnologia e formação para melhorar a gestão de dados?

 Infelizmente, a realidade é mais desafiante do que podemos crer e é necessário combinar, virtuosamente, produtos técnicos com mudança humana (porque a Inteligência Artificial ainda não consegue tudo), para escolher a melhor solução que promove objetivos de negócio, escalabilidade, custo e adoção humana.

 

O Microsoft Fabric na gestão e na análise de dados

 Uma estratégia de dados bem definida é essencial para transformar dados em valor e o Microsoft Fabric pode ser uma ferramenta poderosa para integrar e analisar esses dados, gerar insights acionáveis e medir a melhoria da eficiência nos processos e tomada de decisão, conseguindo também gerar vantagens competitivas.

Esta plataforma integrada combina várias ferramentas e serviços para ajudar as organizações a gerir e analisar dados de forma eficaz, oferecendo funcionalidades abrangentes, desde a recolha e importação de dados, até à transformação dos mesmos, bem como a sua análise avançada e visualização.

O Microsoft Fabric pode ser um verdadeiro catalisador da transformação digital, ao permitir às organizações integrar dados de várias fontes, criar pipelines robustos, automatizar processos e obter insights em tempo real. Esta capacidade responde às necessidades de diferentes perfis dentro da organização, desde engenheiros e cientistas de dados até aos utilizadores de negócio, promovendo uma única fonte de verdade. Com essa base sólida, é possível facilitar decisões mais rápidas, informadas e orientadas a resultados, identificar oportunidades de negócio, otimizar operações e, sobretudo, garantir que a informação certa chega à pessoa certa, no momento certo e no dispositivo certo –  o verdadeiro Santo Graal do negócio.

Para que a transformação digital com o Microsoft Fabric seja bem-sucedida, é fundamental definir objetivos claros, KPIs mensuráveis e metas alinhadas com a eficiência interna, o valor entregue ao cliente e a visão estratégica da empresa. Métricas como produtividade, agilidade na informação, redução de erros e tempo de resposta ao mercado ajudam a medir o impacto real.

No entanto, a transformação não se faz apenas com tecnologia, a mesma exige também capacitação, cultura de dados e colaboração entre equipas técnicas e de negócio. A integração do Fabric com o ecossistema Microsoft permite ganhos rápidos, visíveis e sustentáveis. No fim, a melhor tecnologia é a que gera valor prático para todos: empresa, colaboradores e clientes.

Nuno Teixeira,
Senior Consulting, Data, Analytics & AI Rumos Consulting

ver mais artigos deste autor
Nuno Teixeira https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Nuno-Teixeira300.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Leading Opinion

A nossa sociedade pós-alfabetizada

Ler artigo

Ligar o mundo: a importância da mediação intercultural

Ler artigo

Diversidade e inclusão: quando crescer é também integrar

Ler artigo

Capacitação em liderança para autarcas: pilar estratégico para o sucesso sustentável

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Jul 14, 2025

A nossa sociedade pós-alfabetizada

Ler notícia

Opiniões

Jul 14, 2025

Ligar o mundo: a importância da mediação intercultural

Ler notícia

Opiniões

Jul 11, 2025

Diversidade e inclusão: quando crescer é também integrar

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever