Generosa Nascimento fala sobre a importância de se entender a liderança como um processo. Apenas desta forma os líderes e gestores conseguem criar ambientes de trabalho positivos, atuar na resolução de conflitos, envolver e reter colaboradores e gerir o desempenho e o feedback. Para a docente do Iscte Executive Education, o caminho está na formação contínua em Gestão de Pessoas.
Por que motivo os líderes e gestores devem receber formação específica em Gestão de Pessoas?
Os líderes confrontam-se com desafios de adaptação e mudança cada vez mais exigentes. A crescente competição, exigência e escrutínio dos mercados, sob a forma como as organizações se posicionam e desenvolvem a sua atividade, obrigam ao desenvolvimento de estratégias de criação de valor cada vez mais diferenciadas e simultaneamente responsáveis e a lideranças fortes. A formação contínua dos líderes é determinante na forma como incentivam o desenvolvimento das suas equipas, integram e promovem a diversidade e o bem-estar, influenciam a satisfação dos clientes e o próprio valor reputacional das organizações. A formação em Gestão de Pessoas vai permitir aos líderes adquirirem, skills essenciais à condução de equipas de elevado desempenho e, desta forma, fomentem o sucesso e o crescimento sustentável das suas equipas e organizações.
Quais são os principais benefícios ao investir nessa área de formação de líderes?
A formação específica em Gestão de Pessoas é essencial para os líderes e gestores entenderem a liderança como um processo e, desta forma, conseguirem criar ambientes de trabalho positivos, atuar na resolução de conflitos, envolver e reter colaboradores e gerir o desempenho e o feedback. Na atualidade, estas condições são essenciais para o sucesso na forma como supervisionam, nomeadamente, equipas remotas e diversificadas, a mudança e atendem as normas legais e éticas. As organizações que investem na formação em Gestão de Pessoas para os seus líderes estão mais capacitadas para criar equipas de elevado desempenho, impulsionar o sucesso organizacional e alcançar um crescimento sustentável.
Qual é o papel da formação contínua na Gestão de Pessoas, considerando a dinâmica evolutiva do ambiente de trabalho?
A formação contínua na Gestão de Pessoas assume particular importância na atualidade ao permitir, entre outros aspetos, a adaptação aos rápidos avanços tecnológicos e evolução das características demográficas da matriz de trabalho. Facilita a gestão eficaz de novos modelos de Trabalho, como sejam o trabalho remoto e híbrido, e fomenta a criação de condições de saúde e bem-estar dos colaboradores. Por outro lado, é um processo promotor da diversidade, equidade e inclusão, permitindo o desenvolvimento de competências de liderança e cidadania, e o desenvolvimento de talentos que alinhem os objetivos individuais com os valores organizacionais. As organizações que fomentam a formação contínua na Gestão de Pessoas têm melhores condições de sucesso num ambiente empresarial competitivo e em rápida evolução.
Este artigo foi publicado na Aprender Magazine que faz parte integrante da revista Líder de Verão. Tenha acesso ao artigo aqui .