• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões A Loja Física viva e mais inteligente com dados

Opiniões

A Loja Física viva e mais inteligente com dados

Link copiado

Partilhe este conteúdo

24 Novembro, 2021 | 4 minutos de leitura

Nos últimos anos, muitas vozes premonizaram o monopólio do comércio eletrónico com a transferência do comércio físico para o digital. Porém, apesar de as compras online terem verificado um crescimento significativo – tendo tido um atípico crescimento durante a pandemia – a loja física continua a ser um canal fundamental para o retalho. A loja física não morrerá e será ainda mais inteligente.

Esta é uma nova era do retalho. Houve um aumento na complexidade de processos e a oferta de valor dos clientes sofreu um improvement na qualidade da oferta de produtos, variedade de gama, velocidade na cadeia logística e gestão de volume de artigos cada vez mais elaborados.

Não só se verifica um aumento da abertura de lojas físicas, como várias empresas que atuavam exclusivamente online, optam agora por abrir espaços próprios.

A loja física tem um papel fundamental para qualquer segmento. A principal razão prende-se com o facto de muitos consumidores preferirem ver, tocar e experimentar os produtos antes de os comprar. Por outro lado, esta experiência traz um contacto humano, essencial para quem pretende ter um acompanhamento personalizado e ver as suas dúvidas esclarecidas para finalizar a compra.

O que irá fortalecer a presença da loja são os projetos de implementação e gestão de mudança para, não só promover uma loja mais inteligente através da recolha, mas também como analisar e utilizar os mesmos de forma estratégica. É este o grande desafio. De nada servirá ter uma incrível ciência de dados, se após a sua recolha, não sejam devidamente aproveitados.

A experiência presencial do cliente deverá andar de mãos dadas com a virtual, uma vez que não são alternativas entre si, mas sim canais que se complementam numa estratégia integrada. O cliente atual espera uma experiência completa e prática que lhe permita, por exemplo, receber produtos em casa e devolvê-los no estabelecimento ou encomendar um produto e levantá-lo, de igual forma, no mínimo tempo possível.

Através da otimização dos processos e do uso inteligente dos dados, o aumento da complexidade do processo de compra demonstra que o poder da informação é a chave para todos os negócios de sucesso no futuro. O desafio do retalhista é usar a informação para saber o que vai fazer amanhã, pelo que que se torna fundamental, desde já, converter dados em informação estratégica.

Temos todos os dados disponíveis, mas não sabemos como gerar informação a partir daí. Temos dificuldade em manter o foco, em distinguir o que é realmente relevante e como aplicar no negócio. É fundamental sabermos converter dados em informação. Hoje, o desafio é também o real time e a previsão do futuro. O retalhista precisa de informação do agora e do que vai acontecer amanhã, para antecipar e agir.

É fundamental ter um parceiro tecnológico que entenda o negócio e que faça a diferença na gestão dos dados. Os dados são a riqueza do futuro. Além de incentivar a eficiência e a produtividade, ajudam na redução do custo operacional e a medir o desempenho da loja. Uma estratégia baseada na análise de dados permite melhorar os stocks, preços, qualidade do trabalho dos funcionários e muito mais.

Reduzir custos não é sinónimo de diminuir a equipa. Por isso o importante é saber selecionar o que é relevante. A melhoria das soluções que entregam resultados diretos no serviço ao cliente, traduz-se na redução de filas, atendimento mais personalizado, velocidade de abastecimento de artigos nas prateleiras, menos vendas perdidas e mais rigor do stock.

No futuro poderá ser que deixemos de chamar a loja física de “loja”, para quem sabe passarmos a chamar de “showroom”. O facto é que ter uma loja física interligada com o site e a aplicação, será o que exponencia ainda mais a venda. O comércio físico e o eletrónico não são autónomos e nem mutualmente exclusivos: são dependentes e complementares, é aqui que começa a geração do Novo Retalho.

 


Por Paulo Magalhães, CEO da Tlantic

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Enfrentar: a nova estratégia de liderança em tempos de incerteza

Ler artigo

A datificação da realidade empresarial – a importância de uma estratégia de dados

Ler artigo

Leading Opinion

Toxicidade Organizacional

Ler artigo

Cominatória, ‘ex vi legis’, ‘in lato sensu’ ou ‘in dubio pro reo’, linguagem jurídica ou feitiço de Harry Potter?

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Jun 20, 2025

Enfrentar: a nova estratégia de liderança em tempos de incerteza

Ler notícia

Opiniões

Jun 20, 2025

A datificação da realidade empresarial – a importância de uma estratégia de dados

Ler notícia

Opiniões

Jun 18, 2025

Toxicidade Organizacional

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever