• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Erdogan e a liderança na Turquia: vence o modelo Putin?

      João Madeira (Fuel): «As nossas escolhas recaem sobre marcas que demonstram ter as mesmas preocupações do que nós»

      Como evitar a Terceira Guerra Mundial, segundo Henry Kissinger

      Pedro Pina (Youtube): forte “bússola moral” e clareza para uma liderança universal

      Last Call – é já amanhã que se vai realizar a Leading People HR International Conference

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ricardo Parreira (PHC): “A Inteligência Artificial tornou-se numa questão política”

      Quando as emoções falam, os consumidores escutam

      “Os Futuristas”: Quando a realidade virtual melhora as experiências reais

      “Não é possível parar o vento com as mãos”: Nuno Jardim Nunes (IST) comenta a pausa no desenvolvimento da IA

      Bruno Castro (VisionWare): “O malware gerado por IA é significativamente mais perigoso”

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O custo da discriminação contra pessoas LGBT+ leva a uma diminuição do PIB até 2%

      Recorrer a tribunais é “um grito de desespero” perante a inação dos Estados nas políticas climáticas

      Nova start-up 100% portuguesa quer revolucionar a contratação do talento tech

      Milton de Sousa (NOVA SBE): «Não é fácil ser gestor nos dias de hoje. Mas a Ciência também aqui nos ajuda»

      Hilary Jane Grosskopf: «Fez-me sentido trazer a Filosofia do Yoga para o mundo dos negócios»

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sissi. Isabel. A imperatriz rebelde

      Os Resistentes, de Nuno Lemos Pires

      Montevideu, de Enrique Vila-Matas

      As Bombas que Aterrorizaram Portugal, de Fernando Cavaleiro Ângelo

      Pátrias, de Timothy Garton Ash

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Erdogan e a liderança na Turquia: vence o modelo Putin?

      João Madeira (Fuel): «As nossas escolhas recaem sobre marcas que demonstram ter as mesmas preocupações do que nós»

      Como evitar a Terceira Guerra Mundial, segundo Henry Kissinger

      Pedro Pina (Youtube): forte “bússola moral” e clareza para uma liderança universal

      Last Call – é já amanhã que se vai realizar a Leading People HR International Conference

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ricardo Parreira (PHC): “A Inteligência Artificial tornou-se numa questão política”

      Quando as emoções falam, os consumidores escutam

      “Os Futuristas”: Quando a realidade virtual melhora as experiências reais

      “Não é possível parar o vento com as mãos”: Nuno Jardim Nunes (IST) comenta a pausa no desenvolvimento da IA

      Bruno Castro (VisionWare): “O malware gerado por IA é significativamente mais perigoso”

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O custo da discriminação contra pessoas LGBT+ leva a uma diminuição do PIB até 2%

      Recorrer a tribunais é “um grito de desespero” perante a inação dos Estados nas políticas climáticas

      Nova start-up 100% portuguesa quer revolucionar a contratação do talento tech

      Milton de Sousa (NOVA SBE): «Não é fácil ser gestor nos dias de hoje. Mas a Ciência também aqui nos ajuda»

      Hilary Jane Grosskopf: «Fez-me sentido trazer a Filosofia do Yoga para o mundo dos negócios»

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sissi. Isabel. A imperatriz rebelde

      Os Resistentes, de Nuno Lemos Pires

      Montevideu, de Enrique Vila-Matas

      As Bombas que Aterrorizaram Portugal, de Fernando Cavaleiro Ângelo

      Pátrias, de Timothy Garton Ash

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões A Loja Física viva e mais inteligente com dados

Opiniões

A Loja Física viva e mais inteligente com dados

Link copiado

Partilhe este conteúdo

24 Novembro, 2021 | 4 minutos de leitura

Nos últimos anos, muitas vozes premonizaram o monopólio do comércio eletrónico com a transferência do comércio físico para o digital. Porém, apesar de as compras online terem verificado um crescimento significativo – tendo tido um atípico crescimento durante a pandemia – a loja física continua a ser um canal fundamental para o retalho. A loja física não morrerá e será ainda mais inteligente.

Esta é uma nova era do retalho. Houve um aumento na complexidade de processos e a oferta de valor dos clientes sofreu um improvement na qualidade da oferta de produtos, variedade de gama, velocidade na cadeia logística e gestão de volume de artigos cada vez mais elaborados.

Não só se verifica um aumento da abertura de lojas físicas, como várias empresas que atuavam exclusivamente online, optam agora por abrir espaços próprios.

A loja física tem um papel fundamental para qualquer segmento. A principal razão prende-se com o facto de muitos consumidores preferirem ver, tocar e experimentar os produtos antes de os comprar. Por outro lado, esta experiência traz um contacto humano, essencial para quem pretende ter um acompanhamento personalizado e ver as suas dúvidas esclarecidas para finalizar a compra.

O que irá fortalecer a presença da loja são os projetos de implementação e gestão de mudança para, não só promover uma loja mais inteligente através da recolha, mas também como analisar e utilizar os mesmos de forma estratégica. É este o grande desafio. De nada servirá ter uma incrível ciência de dados, se após a sua recolha, não sejam devidamente aproveitados.

A experiência presencial do cliente deverá andar de mãos dadas com a virtual, uma vez que não são alternativas entre si, mas sim canais que se complementam numa estratégia integrada. O cliente atual espera uma experiência completa e prática que lhe permita, por exemplo, receber produtos em casa e devolvê-los no estabelecimento ou encomendar um produto e levantá-lo, de igual forma, no mínimo tempo possível.

Através da otimização dos processos e do uso inteligente dos dados, o aumento da complexidade do processo de compra demonstra que o poder da informação é a chave para todos os negócios de sucesso no futuro. O desafio do retalhista é usar a informação para saber o que vai fazer amanhã, pelo que que se torna fundamental, desde já, converter dados em informação estratégica.

Temos todos os dados disponíveis, mas não sabemos como gerar informação a partir daí. Temos dificuldade em manter o foco, em distinguir o que é realmente relevante e como aplicar no negócio. É fundamental sabermos converter dados em informação. Hoje, o desafio é também o real time e a previsão do futuro. O retalhista precisa de informação do agora e do que vai acontecer amanhã, para antecipar e agir.

É fundamental ter um parceiro tecnológico que entenda o negócio e que faça a diferença na gestão dos dados. Os dados são a riqueza do futuro. Além de incentivar a eficiência e a produtividade, ajudam na redução do custo operacional e a medir o desempenho da loja. Uma estratégia baseada na análise de dados permite melhorar os stocks, preços, qualidade do trabalho dos funcionários e muito mais.

Reduzir custos não é sinónimo de diminuir a equipa. Por isso o importante é saber selecionar o que é relevante. A melhoria das soluções que entregam resultados diretos no serviço ao cliente, traduz-se na redução de filas, atendimento mais personalizado, velocidade de abastecimento de artigos nas prateleiras, menos vendas perdidas e mais rigor do stock.

No futuro poderá ser que deixemos de chamar a loja física de “loja”, para quem sabe passarmos a chamar de “showroom”. O facto é que ter uma loja física interligada com o site e a aplicação, será o que exponencia ainda mais a venda. O comércio físico e o eletrónico não são autónomos e nem mutualmente exclusivos: são dependentes e complementares, é aqui que começa a geração do Novo Retalho.

 


Por Paulo Magalhães, CEO da Tlantic

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

As possibilidades que a mudança traz para os líderes e o papel da inteligência emocional

Ler artigo

Sensitive Leadership

Ler artigo

Leading Opinion

Novos proibicionismos

Ler artigo

Liderança do futuro é mais humana

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Mai 30, 2023

As possibilidades que a mudança traz para os líderes e o papel da inteligência emocional

Ler notícia

Opiniões

Mai 30, 2023

Sensitive Leadership

Ler notícia

Opiniões

Mai 29, 2023

Novos proibicionismos

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency