“Made in Portugal naturalmente” é a campanha da AICEP – Agência Portuguesa de Comércio & Investimento direcionada ao mercado americano.
A campanha publicitária internacional será lançada simultaneamente nos Estados Unidos, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Canadá. Dirigida a todas as empresas americanas, apresenta o melhor dos produtos sustentáveis e inovadores de Portugal de várias indústrias: moda para mobiliário doméstico, materiais de construção à tecnologia, ou até mesmo alimentos & bebidas para a indústria de moldes.
“Os Estados Unidos são um dos principais clientes de Portugal, valorizando atributos como sustentabilidade, inovação, qualidade e autenticidade. Valores que diferenciam e promovem a confiança deste mercado nos produtos portugueses, que são, naturalmente, premium, personalizados e projetados para satisfazer clientes exigentes”, afirmou o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
Vai decorrer ao longo de 2021, apresentando produtos e serviços de clusters selecionados que incorporam os valores fundamentais da campanha.
O cluster Home incorpora os setores de mobiliário, iluminação, têxteis domésticos, utensílios domésticos, cerâmica decorativa, talheres, vidro e cristais. A capacidade do setor de inovar, criar tendências e confiança baseia-se no seu património de artesanato e experiência internacional.
O cluster de Materiais de Construção está comprometido com a inovação e tecnologia, seguindo novas tendências, e proporcionando uma gama de alto desempenho, sofisticado e bem projetado. Este setor inclui pedras ornamentais, cerâmica, madeira, cortiça, metais, cimento, gesso, betão e obras conexas, plásticos, tintas e vernizes, e vidro.
O cluster de moda inclui design de vestuário e calçado & produção. A indústria da moda portuguesa exporta para mais de 200 mercados em todo o mundo. No vestuário, Portugal é o 10.º maior exportador europeu, estando entre os 25 maiores exportadores a nível mundial, com os Estados Unidos como um dos principais mercados. No calçado, Portugal é o 11.º maior exportador do mundo. A Burberry, a Kenzo, a Dior e outras marcas globais confiam na qualidade, inovação e design da indústria portuguesa para o seu desenvolvimento de produtos.
A Comida e Bebida combina o melhor da tradição mediterrânica. Os produtos alimentares portugueses estão a surpreender o mundo com novos sabores e experiências, ao mesmo tempo que encarnam as culturas de cada um dos mercados com produtos e soluções personalizados. Este é o resultado da experiência secular e do know-how, já disponível em mais de 180 mercados em todo o mundo, nos quais os Estados Unidos são um dos principais clientes. É impossível ser indiferente ao mundo do Vinho Português. Portugal é o nono exportador mundial, com vinhos únicos que combinam vinhas antigas com inovação e sustentabilidade, constantemente reconhecidos pelos mais significativos prémios mundiais, ano após ano.
O cluster de TI é um player crucial na transformação digital global e oferece o melhor da indústria, com know-how, experiência e experiência reconhecidas por marcas-chave como Microsoft, INTEL, NASA ou ESA. Com infraestruturas de última geração e população de elevado talento, Portugal já vive a nova era 5G e é o principal parceiro do setor para estratégias de serviços perto da terra.
O cluster Molds é o 3.º produtor de moldes de injeção de plástico na Europa e o 8.º produtor de moldes de injeção de plástico em todo o mundo. Num momento em que a moldagem por injeção de plástico e a impressão 3D vão aumentar para a indústria de dispositivos médicos, considerando o histórico e a qualidade da indústria do molde português. Com uma forte especialização, a indústria automóvel é atualmente o principal cliente da produção de moldes domésticos, incluindo peças de injeção de alta qualidade e consistentes de uma vasta gama de polímeros.
Portugal é assume-se nesta campanha como o País onde a cultura e a tradição coexistem com design, tecnologia e I&D. Padrões de alta qualidade, autenticidade e exclusividade caracterizam a produção de bens portugueses, que são a escolha dos principais clientes e marcas internacionais. Com quase nove séculos de história, Portugal é um país estável, inovador, sofisticado e virado para o futuro, em que a sustentabilidade é uma prioridade.