• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias A nova versão da Liderança

Notícias

A nova versão da Liderança

Link copiado

Partilhe este conteúdo

12 Junho, 2020 | 4 minutos de leitura

Liderar pessoas, equipas e negócios tem-se revelado um enorme desafio nos dias de hoje. Tudo mudou, mudaram-se paradigmas, culturas empresariais e atrevo-me a dizer: alguns valores, missão e visão das empresas também poderão ter sido colocados em causa.

No entanto, gostava de dizer que o conceito de “mudança” não é obrigatoriamente mau. É certo que o ser humano é um ser que vive de hábitos, e que a saída da zona de conforto (repentina, neste caso) significa enfrentar o desconhecido, enfrentar medos e novas realidades. No entanto, o medo enfrenta-se entrando em ação, passo a passo, e só assim conseguimos provar às pessoas, às equipas e ao mercado, que lideramos negócios que se conseguem reinventar, que se adaptaram, que acompanharam a mudança, sempre com foco em oferecer mais e melhor.

A mudança está a obrigar os líderes a exercerem as suas funções de outra forma, a repensarem metodologias, a comunicar mais e melhor. Sim, a liderança em tempo de COVID-19 requer mais e melhor comunicação por parte dos líderes. É necessário estar mais perto, mais presente, é necessário envolver as pessoas, o mercado, os fornecedores, os clientes em todos os passos que a empresa der. E isto só se consegue simplificando e clarificando a comunicação.

Ao acompanhar profissionais que ocupam maioritariamente cargos médios e superiores em empresas nesta fase, deparo-me com preocupações transversais a praticamente todos os meus clientes que ocupam cargos de liderança. O que se prende com a incerteza relativamente ao futuro.

O ser humano gosta de lidar com o que é certo, habitual e esperado, gosta de prever, antecipar, controlar e planear. Estas são caraterísticas aceites e respeitadas num líder. E, como seria de esperar, os líderes estão a enfrentar o enorme desafio de elaborar estratégias que ajudem as suas empresas e equipas a melhor lidar com o incerto. Esse desafio ainda se torna maior quando esses mesmos líderes se deparam com os seus próprios medos e ansiedades no âmbito pessoal e profissional.

A elaboração de estratégias pessoais rumo a uma maior estabilidade e força mental também têm sido preocupações dos gestores e empresários.
A instabilidade que já se faz notar no que diz respeito ao mercado, é outra grande preocupação, que se prende também muito com o ponto anteriormente referido: o mercado encontra-se incerto. E há que começar a saber lidar com isso. Como? Dando o nosso melhor, recorrendo à voz de todos os que pertencem ao seio da empresa, no sentido de nos focarmos em soluções, escutando realmente as nossas pessoas, e envolvendo-as ao máximo no futuro. Este envolvimento vai com certeza motivar os colaboradores, e também facilitar uma maior envolvência do mercado, dos fornecedores e dos clientes.

E isto leva-nos a algo que pode ajudar bastante a ultrapassar a realidade de todos neste momento: a liderança deverá ser mais criativa, mais inovadora. Defendo a máxima “se queremos resultados diferentes, devemos fazer as coisas de forma diferente”, e a verdade é que o contexto de todos mudou, e por isso somos obrigados a mudar hábitos e comportamentos.

E um desses hábitos poderá ser deixar de parte uma possível liderança “fechada, cinzenta e quadrada” e passar a liderar recorrendo ao pensamento criativo, e tendo a inovação como condição obrigatória. Porquê? Porque muitas vezes ao abrirmos portas à criatividade, envolvendo todas as pessoas, conseguimos identificar mais e melhores soluções, outros caminhos, e conseguimos ser, ter e fazer de forma diferente, dando assim resposta às ameaças deste momento.

Como diz o provérbio africano “se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai em grupo”, e esta máxima aplica-se agora mais do que nunca às empresas e aos líderes.

A mudança não deve assustar, deve ser trabalhada passo a passo por líderes e pelas empresas, envolvendo e inspirando os colaboradores e o mercado. Mudar hábitos e comportamentos de pessoas e empresas é de facto desafiante, e requer prática e repetição, foco e persistência, o que poderá não ser fácil dada a realidade incerta.

Ressignificar conceitos, planear, entrar em ação, escutar os “nossos”, e não esquecer: confiança e coragem andam de mãos dadas. O mercado, as pessoas, os colaboradores e os líderes precisam de ter coragem e entrar em ação de forma a construir uma nova confiança. Juntos, porque só assim faz sentido.


Por Mafalda Almeida, executive coach & mentor

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

ChatGPT: um futuro assustador?

Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

Artigos Relacionados

Líder Corner

Líder Corner

Fev 03, 2023

iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

Ler notícia

Tecnologia

Fev 03, 2023

ChatGPT: um futuro assustador?

Ler notícia

Clima

Fev 03, 2023

Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Nov 28, 2022

Webinar: vantagens na adesão ao programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 25, 2022

Black Friday com descontos até -70%

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 21, 2022

Qualificação da aprendizagem à distância

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency