• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Leading Opinion Opiniões A obliquidade de uma ida ao barbeiro

Opiniões

A obliquidade de uma ida ao barbeiro

Link copiado

Partilhe este conteúdo

27 Julho, 2022 | 4 minutos de leitura

Entrados na silly season (há quem a denomine “época do pepino”), ocorreu-me mudar de assunto. Há dias, enquanto o (novo) barbeiro me cortava o cabelo, pedi-lhe para me aparar as sobrancelhas, como sempre faço naquela barbearia. Perguntou-me se eu queria usar a técnica da linha, que eu desconhecia. Acedi – e, em menos de dois minutos, o serviço estava prestado. Na hora das contas, foi-me cobrado o dobro do que era habitual. O barbeiro ganhou, mas perdeu. Não voltarei. Quem tudo quer tudo perde! Aforismos como este (“Devagar se vai ao longe”; “Quem troca caminhos por atalhos, mete-se em trabalhos”; “Deus escreve direito por linhas tortas”) são emblemáticos de como a melhor e mais rápida forma de atingir um objetivo pode ser a forma oblíqua, não a direta ou linear. O jornalista Joel Stein deu conta, na revista Time, da sua experiência oblíqua a propósito da cantora islandesa Björk: tão focado em entrevistá-la, Stein viajou até à Islândia – embora ela vivesse apenas a três quarteirões de distância da sua casa em Manhattan!

O “efeito obliquidade” foi explorado pelo economista John Kay, num livro intitulado precisamente Obliquity e cujo resumo pode ser encontrado no seu website. Kay explicou a fonte de inspiração do título do seu livro num artigo publicado no Financial Times sobre como fazer dinheiro sem tentar fazê-lo! O efeito obliquidade aplica-se a múltiplas facetas da vida. Por exemplo, pessoas obcecadas com a sua própria felicidade podem ser menos felizes do que pessoas que realmente se preocupam com o bem-estar dos outros. As segundas cultivam mais capital social, fazem amizades mais genuínas e desenvolvem relacionamentos de maior qualidade. São estes relacionamentos que as tornam mais felizes. Diferentemente, as pessoas que se preocupam fundamentalmente com a sua própria felicidade podem instrumentalizar, mesmo que inconscientemente, as outras. Esta atitude pode afetar os relacionamentos sociais e, consequentemente, a felicidade. É por essa razão que a idealização da felicidade e o abandono de alguém porque “não me faz feliz” podem ser um tiro no pé. Em suma: as pessoas mais felizes não são as mais focadas na prossecução da sua própria felicidade.

Algo similar ocorre com as empresas que “vivem para o lucro”. Naturalmente, apenas as organizações lucrativas podem sobreviver. Mas daí não decorre que as que sobrevivem sejam as mais orientadas para fazer lucros. Bill George, ex-CEO da Medtronic e agora professor na Harvard Business School, escreveu: “o segredo mais bem guardado dos negócios é que as organizações orientadas por uma missão criam mais valor para os acionistas do que as empresas orientadas para o ganho financeiro”. A Boeing, após reconverter-se em empresa mais focada nos lucros do que na segurança dos passageiros, acabou por ficar arredada dos almejados lucros. Poderia mesmo ter entrado em bancarrota depois da irresponsável forma como fabricou o Boeing 737 Max e que conduziu a acidentes fatais para centenas de pessoas. A Wells Fargo, outrora muito bem-sucedida instituição financeira norte-americana, padeceu do mesmo pecado: tão focada em objetivos máximos, foi maximamente multada e viu a sua reputação ensombrada. Moral da história: a forma mais eficaz de obter o máximo dos empregados (e outros stakeholders) não é espremê-los até ao tutano.

O efeito obliquidade pode ocorrer noutros contextos onde menos se espera. Uma boa forma de encorajar as clínicas de fertilidade mais eficazes (i.e., com maior percentagem de gravidezes bem-sucedidas) consiste em publicar um ranking que classifique todas as clínicas. A razão é óbvia: as pessoas podem escolher as melhores clínicas, e estas obtêm mais recursos que lhes permitem reinvestir em procedimentos bem-sucedidos. Todavia, a realidade é mais complexa do que este pensamento linear faz supor. Para se manterem no topo ou subirem no ranking, algumas clínicas começam a rejeitar casos difíceis e problemáticos. Os desafios que enfrentam passam a ser menores. Erram menos, mas também aprendem menos. Em contraste, as clínicas menos bem posicionadas no ranking recebem casos que outras clínicas rejeitam, pelo que aprendem mais e, a prazo, podem tornar-se mais bem-sucedidas.

Quando tomados decisões, individuais ou coletivas, convém evitar caminhos óbvios, simples – e errados. A realidade é complexa. Também é ambígua, mutável e imprevisível. Acresce que a maior parte dos objetivos que indivíduos e coletivos prosseguem requer a participação de outras pessoas e entidades. Somos seres socais por natureza, não seres atomísticos. E só voltamos ao barbeiro quando sentimos que ele está realmente empenhado no nosso bem-estar!

Arménio Rego,
LEAD.Lab, Católica Porto Business
ver mais artigos deste autor
Arménio Rego https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Armenio-Rego-1-600x400-1-600x400.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler artigo

Leading Opinion

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler artigo

Leading Opinion

Dez anos de Maduro

Ler artigo

Demografia e novos desafios estratégicos para as universidades

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Mar 24, 2023

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler notícia

Opiniões

Mar 22, 2023

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler notícia

Opiniões

Mar 20, 2023

Dez anos de Maduro

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency