A Tecnologia do Futuro na Hotelaria

O estado atual das coisas mostrou como a realidade pode mudar rapidamente, forçando a adaptar-nos ou a ficar para trás.

No entanto, esta não é a primeira crise pela qual passa a indústria Hoteleira. Dois exemplos recentes incluem a crise financeira mundial, desencadeada pelo mercado imobiliário nos Estados Unidos da América em 2008 e a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, que interrompeu todo o tráfego aéreo na Europa há dez anos. É verdade que, desta vez, a pandemia teve repercussões à escala global mais do que até mesmo a crise financeira de 2008. Estas crises chocaram os setores de Viagens e Hotelaria e, embora as faíscas que as iniciaram tenham começado rapidamente, os efeitos foram duradouros.

A verdade é que o setor da Hotelaria tem sofridos inúmeros impactos com base em diferentes acontecimentos, mas também muito resistente ao mesmo tempo.

Viajar é cada vez mais um motor de potência económica para cada vez mais áreas, contribuindo com aproximadamente 1,3 mil milhões para a indústria global em 2019. Além disso, as viagens e, especialmente, “tirar férias” são cada vez mais consideradas como uma necessidade universal e como uma solução para a vida cada vez mais rápida que vivemos atualmente.

A força e a resiliência do setor contrastam com a quantidade de empresas que são deixadas para trás e não sobrevivem. Mas, ao mesmo tempo, percebemos que existem outras empresas que não apenas sobrevivem, mas também prosperam em tempos turbulentos.

O que torna essas empresas tão diferentes? E o que é mais importante, o que torna esta situação global atual tão diferente? Algumas empresas e setores são conhecidos por estarem na vanguarda da inovação e outros tendem a ficar para trás. A situação atual tem destacado o papel que a rapidez de implementação desempenha na sobrevivência de qualquer empresa, e neste caso, as principais implementações vieram na forma de soluções orientadas para a tecnologia em substituição de contactos e experiências presenciais.

De repente, o mundo inteiro mudou para a sua “versão virtual” e todos se sentem mais conectados, mas um pouco perdidos ao mesmo tempo. É hora de olhar para o que outras empresas estão a fazer. Na Les Roches, as novas circunstâncias trouxeram novas necessidades às comunidades que atendemos e, embora estes tempos sem precedentes trouxessem desafios, acreditamos num futuro melhor e uma recuperação total para a indústria da Hotelaria.

Essa recuperação será certamente difícil, mas acreditamos que a tecnologia terá um papel ainda mais forte na nova realidade. Todos temos sido muito diligentes para nos mantermos atualizados em relação às mudanças e tendências atuais, mas agora essas tendências e atualizações tornaram-se efetivamente quase uma obrigação.

A indústria de Viagens e Turismo também está a mudar rapidamente para se ajustar ao novo normal. Como podemos saber se estamos a passar por uma mudança estrutural e não apenas um ajuste com uma data de “validade anterior”?

A questão chave neste ponto é discernir que tecnologia atual permanecerá e qual será determinada por hábitos e comportamentos que moldarão a indústria da Hotelaria no futuro próximo. As mudanças não ocorrem apenas em termos tecnológicos, mas também encorajam indivíduos e organizações a criarem novas formas de encontrar clientes e desenvolver produtos. Os empregos perdidos têm levado cada vez mais pessoas a recorrer ao empreendedorismo como forma de compensar os salários deixaram de ganhar.

E começar uma empresa com a ajuda de todas as ferramentas que aprendemos recentemente a usar no nosso dia-a-dia, não será uma ótima forma de o realizar? Na Les Roches, acreditamos firmemente em como a tecnologia e a inovação, se aplicadas com sucesso, irão fortalecer a indústria da Hotelaria. Se integrarmos todas os elementos que aprendemos, poderemos desfrutar de um futuro melhor para as empresas e indivíduos que sabem como crescer durante os desafios, em vez de ficar afastado jogando apenas pelo seguro.

No nosso campus, já estamos a formar os alunos com percepções de como será um quarto de hotel do futuro. Os alunos da Les Roches têm a oportunidade de praticar em primeira mão como funciona este quarto e como será a experiência dos hóspedes.

Nos próximos meses, vamos lançar uma plataforma única para ajudar todos os estudantes e empreendedores que procuram transformar a sua própria ideia baseada em tecnologia em realidade.

Estamos a transformar o nosso campus numa experiência inovadora para os alunos, que ficarão expostos a todas as novas tendências, a respirar e viver a tecnologia enquanto seguem os seus estudos. Estamos a estabelecer acordos para que várias empresas tragam as suas inovações mais recentes para serem testadas e confrontadas pelos alunos. O objetivo é que os futuros líderes da indústria hoteleira decidam e se familiarizem com o que vão ver (e gostariam de ver) nos hotéis do futuro.

Este momento da história pode ser lembrado como o ponto de inflexão para as gerações futuras. Vamos aproveitar ao máximo. Provavelmente, a melhor maneira de lembrar a história é fazer parte ativa da mesma. Iremos fazer história e deixar a nossa marca na Hotelaria.


Por Susana Garrido, Responsável pelos cursos e programas de Digital, Educação Geral, In training e Desenvolvimento Docente na Les Roches Marbella

 

Artigos Relacionados: