• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões A urgência da construção de confiança na liderança das organizações

Opiniões

A urgência da construção de confiança na liderança das organizações

Link copiado

Partilhe este conteúdo

22 Junho, 2022

Em 2020, ano em que a Odgers Berndtson lançou o Leadership Confidence Index, a mensagem foi clara: só 24% dos inquiridos tinham confiança nos seus líderes, especificamente na sua capacidade de gerir organização em tempos de disrupção. A primeira edição deste estudo, no qual participam Executivos à escala global de todas as indústrias, foi concluído poucas semanas antes de enfrentarmos a pandemia. Naturalmente, ninguém esperava que estes líderes iriam enfrentar a maior disrupção das suas vidas profissionais dentro de muito pouco tempo.

Hoje, sabemos que os Líderes enfrentaram este desafio melhor do que esperado. A crise foi a oportunidade para CEOs e Executivos demonstrarem a sua capacidade de se adaptarem a um novo contexto, assegurarem a continuidade das suas empresas e assumirem um papel critico no bem estar das suas pessoas. O resultado foi um aumento da confiança sentida nos Líderes ao longo dos últimos 2 anos. A nova edição do Leadership Confidence mostra que 42% dos Executivos mostram confiança nos seus líderes.

 

Foco em Tecnologia e ESG são indutores de confiança na liderança

A confiança nos Líderes tem um impacto significativo nas organizações. A nível económico e financeiro, está demonstrado que existe uma relação direta entre resultados, rentabilidade e confiança no C-Level. Num período em que estamos a enfrentar a Great Resignation, torna-se claro que a confiança é crítica para atrair, motivar e reter o talento.

Surge então a questão: Como aumentar os níveis de confiança nas Lideranças? O Leadership Confidence Index 2022 permitiu identificar dois fatores críticos:

  • Uma mudança de mentalidade e posicionamento perante a tecnologia. As potencialidades do digital são conhecidas há anos, mas muitos Líderes entendiam a tecnologia como uma disrupção aos seus modelos de negócio. A pandemia provocou uma aceleração na adoção de meios digitais, o que obrigou os Líderes a olharem para a tecnologia como uma alavanca da transformação do seu próprio negócio, em vez de ameaça. Esta nova atitude perante a tecnologia permitiu acreditar que os Líderes vão ser mais capazes de lidar com as oportunidades e ameaças do digital.
  • Um foco genuíno na sustentabilidade e diversidade. A necessidade do setor privado se tornar um agente de mudança para um mundo mais sustentável tem sido intensamente debatido. O Leadership Confidence Index 2022 ilustra que empresas sem foco em ESG não serão capazes de conquistar a confiança dos seus colaboradores. Para as gerações mais novas, que procuram propósito, as organizações sem políticas de sustentabilidade e diversidade deixam de ser opções – como cliente e como colaborador. Desde 2018 junta-se a pressão dos maiores fundos de investimento, como a Blackrock ou Vanguard, que começaram a exigir uma adoção de políticas de sustentabilidade para garantir a estabilidade e confiança dos mercados a longo-prazo.

 

O pós-pandemia e a obrigação de não regredir  

O aumento de confiança nos Líderes foi, em grande parte, promovido por um evento externo. As Lideranças foram obrigadas a mudar com resultados claramente positivos. No entanto, 58% dos inquiridos no Leadership Confidence Index 2022 continuam a não ter confiança nos seus líderes. Este número pode piorar com a redução da pressão da pandemia.

Cabe aos líderes tomar a decisão se querem construir organizações resistentes no futuro E, neste estudo são apontados caminhos claros para dar continuidade à transformação.

A decisão está nas mãos de todos nós e nas dos líderes que nos conduzem.

Pedro Meda,
Partner da Odgers Berndtson Portugal
ver mais artigos deste autor
Pedro Meda https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Pedro_Meda_OB-1.png
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Leading Opinion

A força das lideranças que mostram vulnerabilidade

Ler artigo

Os colaboradores e a diferença entre “eu tenho de” ou “eu quero”

Ler artigo

Leading Opinion

À espera de um milagre salarial

Ler artigo

Gerir Talento – o novo desafio para as organizações

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Jun 29, 2022

A força das lideranças que mostram vulnerabilidade

Ler notícia

Opiniões

Jun 28, 2022

Os colaboradores e a diferença entre “eu tenho de” ou “eu quero”

Ler notícia

Opiniões

Jun 27, 2022

À espera de um milagre salarial

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2022. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency