Os Recondicionados vieram para ficar, é inegável. Diariamente deparamo-nos com anúncios acerca destes equipamentos que, não sendo novos, se apresentam muitas vezes em perfeitas condições, como se nunca tivessem sido usados. Trata-se de um nicho de mercado em constante crescimento, e neste artigo analisamos as três vertentes que suportam o mercado dos Recondicionados.
A. O acesso a equipamentos aos de outra forma seria impossível ou pouco provável aceder. Com o avançar dos anos, assistimos a um aumento progressivo nos preços dos equipamentos topo de gama das marcas. Em 2007, um topo de gama custava à volta de 300-500 euros. Hoje, essa faixa de preços é considerada uma gama média, com topos de gama a ultrapassarem a fasquia dos 1500 euros. Para a maioria dos consumidores, o preço continua a ser um fator determinante na hora de comprar um novo telemóvel, e o orçamento para um bom dispositivo nem sempre acompanha a evolução dos preços do mercado tecnológico. Neste sentido, os Recondicionados surgem como a solução. Na iServices, por exemplo, um iPhone SE 2020 que atualmente custa cerca de 500 euros, pode custar quase metade se o comprar recondicionado. Para quem procura comprar um iPhone, esta poderá ser a única forma de adquiri-lo, pelo seu preço reduzido.
B. O tema da preservação ambiental é incontornável. Assim, como atualmente se fala no slow fashion ou nos veículos elétricos, os telemóveis ou computadores recondicionados também entram na onda do estilo de vida sustentável. Optar por um recondicionado inviabiliza a produção de lixo eletrónico, numa ótica de mercado circular. O que poderia parecer obsoleto, pode e tem potencial para continuar a servir o consumidor final. Por exemplo, comprar um iPhone 12 Pro Max na iServices pressupõe a poupança de 226g de lixo eletrónico, uma proporção que pode parecer mínima, mas que pode ser substancial em larga escala. Um agregado familiar de 4-5 pessoas pode poupar cerca de 1kg de lixo eletrónico.
C. Acesso a um circuito de pós-venda de confiança e proximidade. A compra de um recondicionado é geralmente acompanhada de um serviço de atendimento personalizado e informado, de forma a que o consumidor possa fazer a melhor escolha. Na iServices, por exemplo, optar por comprar um iPhone, um Apple Watch ou um Macbook recondicionado é também receber a garantia de que, em caso de algum imprevisto com o dispositivo, terá ao seu dispor uma equipa de técnicos especializados que tratarão do equipamento com o máximo cuidado e celeridade. Além disso, e uma vez que os recondicionados dispõem atualmente de uma garantia de três anos, isto representa um largo período temporal durante o qual os técnicos iServices estarão sempre a postos para cuidar e reparar o seu dispositivo.
Considerando estes três pilares, torna-se praticamente irresistível aderir à onda dos Recondicionados. Na iServices encontra Macbooks, Apple Watch ou iPhones Recondicionados a partir de Grade B, submetidos a rigorosos testes de qualidade.