É já em maio que acontece o ‘AQCA – Achas que Consegues Aguentar?’, um evento que propõe uma experiência prática e imersiva, em que os participantes irão viver, em apenas um dia, os desafios de um ano inteiro de empreendedorismo.
O projeto Start In, da ADITREM em copromoção com a Gaiurb, promove a iniciativa, que acontece a dez de maio, no Centro de Negócios de Acolhimento Ul – Loureiro,
Desde gestão de prazos e imprevistos até à tomada de decisões sob pressão, o AQCA foi desenhado para desenvolver competências essenciais para prosperar no mundo dos negócios. Concebido para desafiar os limites dos participantes, oferece uma experiência prática que reflete os desafios reais do empreendedorismo, e conta com o expertise dos oradores convidados, bem como solidez do trajeto das empresas patrocinadoras.
Além de estimular o desenvolvimento de competências essenciais, reforça o compromisso com a responsabilidade social, destinando o valor das inscrições à promoção de projetos que impulsionam a saúde mental e a felicidade no ambiente de trabalho.
O AQCA marca também a inauguração do NIBEL – Núcleo de Inovação e Bem-Estar Laboral, a primeira incubadora europeia focada em exclusivo na investigação e inovação para a saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho.
O ‘Achas que Consegues Aguentar’ pretende englobar os seguintes tipos de concorrentes:
- Empreendedores iniciantes – têm uma ideia de negócio e necessitam de orientação e impulso para dar os primeiros passos;
- Empreendedores em crescimento – procuram expandir e consolidar os seus negócios, mas enfrentam desafios na definição da melhor estratégia;
- Profissionais em transição de carreira – estão a considerar uma mudança profissional e desejam adquirir competências para liderar o próprio negócio;
- Estudantes e jovens profissionais – pretendem explorar o universo do empreendedorismo e desenvolver competências essenciais para o futuro.
Este evento vai oferecer Desafios Interativos, através de simulações empresariais realistas onde os participantes tomam decisões estratégicas sob pressão, enfrentando crises, conflitos e liderança de equipas; Oportunidade de Crescimento, com atividades práticas que desenvolvem competências-chave como pensamento crítico, inteligência emocional e gestão do tempo; Networking e Inovação, oferecendo um espaço para troca de experiências e ideias entre empreendedores e especialistas, incentivando parcerias e projetos inovadores; Painéis de Discussão, fomentando debates com profissionais de referência sobre boas práticas e os desafios atuais do empreendedorismo; Workshops Práticos, com sessões focadas em técnicas para gerir o stress, praticar mindfulness e fortalecer a inteligência emocional.
Alguns dos oradores já confirmados são Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade, Fernando Fraga, CEO, FX2 Group, Fernando Ferro, CEO Fernando Ferro & Irmão, Ademar Aguiar, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Maria da Saúde Inácio e Alexandra Camacho, sócias da K Social e Felipe Morais, BRM Advogados.
Entre as empresas e organizações patrocinadoras destacam-se a Simoldes – main sponsor privado, Valente Marques, Novarroz, SF Schneider Form, CBS – Coimbra Business School, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ISPAGAYA – Instituto Politécnico de Gaya, UNIVASSOURAS – Universidade de Vassouras, ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia e ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
O ACQA vai desenrolar-se em seis salas, nas quais se vive o que um empreendedor vive durante um ano:
- Sala 1: Validação da Ideia: Participantes testam e desafiam as suas ideias junto de outros empreendedores, promovendo o pensamento crítico e a adaptação a perspetivas.
- Sala 2: Definição do Modelo de Negócio: Com orientação especializada, os projetos estruturam-se em Business Model Canvas, ajustando os principais elementos do negócio.
- Sala 3: Criação do Protótipo (MVP): Desenvolvimento de um protótipo funcional com recursos limitados, estimulando a criatividade e a capacidade de execução.
- Sala 4: Apresentação do Pitch: Os empreendedores apresentam os seus projetos a um painel de especialistas, testando a clareza, solidez e viabilidade das suas propostas.
- Sala 5: Formação Empresarial: Formação prática sobre passos essenciais para lançar uma empresa, desde a análise de mercado até ao planeamento financeiro e legalização.
- Sala 6: Apresentação Final: Apresentação final perante investidores e líderes empresariais regionais, com oportunidade para captar interesse e potenciais apoios.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. O valor da inscrição reverte integralmente para uma bolsa de investimento social que apoia projetos inovadores na saúde mental e na felicidade no trabalho.