Ana Clara Martines: «Contribuir para um Planeta melhor»


A Diretora de Comunicação Corporativa da L’Oréal Portugal tem uma visão muito lúcida sobre o papel das empresas e das marcas como precursoras de mudanças neste contexto de pandemia. «Mais do que nunca, o propósito das empresas tornou-se uma verdadeira força competitiva», alerta.

Ana Clara Martines trabalha há 18 anos num império de Beleza com 36 marcas de cosmética e 3 mil produtos. Orquestra a Comunicação Corporativa de uma empresa ágil e digitalmente conectada, com fortes valores, um ADN de Sustentabilidade e uma visão de “love company” – e, sobretudo, um ritmo de trabalho imparável.

As suas conquistas têm sido muitas. Com a entrada no Comité Executivo em 2017 conseguiu colocar o tema da reputação na agenda do CEO e do Comité Executivo, sendo hoje a L’Oréal uma das empresas com melhor reputação no nosso país. Respondeu também pelas áreas de Sustentabilidade e Ética por três anos, e hoje acumula desde março de 2020 a função de Coordenadora de Comunicação Corporativa na Europa Ocidental, a 2.ª zona mais importante do Grupo.

A L’Oréal tem também um modelo de negócio ecológico, responsável e inclusivo. As marcas e os produtos da L’Oréal são igualmente testemunhas da sustentabilidade, uma transformação visível em aspetos tão diferentes como a crescente utilização de matérias-primas renováveis e de origem sustentável ou a redução dos materiais de embalagem.


Colocámos a pergunta: Estamos a viver uma nova vida para as marcas? a alguns líderes, Ana Clara Martines aceitou o desafio:

«O contexto de pandemia acelerou a exigência dos consumidores no que toca ao papel das empresas e das marcas como precursoras de mudanças. Mais do que nunca, o propósito das empresas tornou-se uma verdadeira força competitiva.

A sustentabilidade sempre esteve no ADN da L’Oréal e temos a consciência de que a parte não financeira das empresas e das marcas tem um peso cada vez maior na criação da reputação.

O consumidor espera das marcas maior compromisso e uma voz transparente na prossecução de políticas sustentáveis (ambientais e sociais). É essencial recordar o quão relevante é o investimento e a definição de objetivos para a Sustentabilidade Social e Ambiental – algo muito importante para a L’Oréal que renovou, este ano, os seus objetivos nesta área para 2030 com um ambicioso programa L’Oréal For The Future.

Este programa materializa o nosso novo propósito que é “Criar a beleza que faz avançar o mundo” em que contribuiremos para uma sociedade mais inclusiva e para um planeta melhor, ao mesmo tempo, que levamos a beleza para milhares de pessoas em todo o mundo.»

[O testemunho foi publicado na edição n.º 12 da revista Líder.]

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