• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Liderança Notícias António Camara: «Temos de trazer de volta o modo de vida ‘hiper local’»

Liderança

António Camara: «Temos de trazer de volta o modo de vida ‘hiper local’»

Link copiado

Partilhe este conteúdo

23 Janeiro, 2023 | 4 minutos de leitura

Vivemos tempos de exceção, de uma “tempestade perfeita”, entre a guerra na Europa, a pressão económica, uma crise sanitária que persiste e a fúria da natureza sempre sábia. Mas também vivemos dias extraordinários, em que a tecnologia se uniu ao Homem, a ciência e a medicina trouxeram esperança e as novas gerações levantam vozes e colocam o dedo nas feridas da discriminação e do estigma.

Neste início de 2023, colocámos o desafio a vários líderes: Que mundo queremos ter? Qual o caminho para um novo renascimento? Que lideranças precisamos? Como nos reerguemos do caos?

António Camara, Professor e investigador no CENSE (Center for Environmental and Sustainability Research) – FCT Nova e fundador da Aromni and TUGA Innovations, responde.

Uma consola do futuro

Os media do futuro podem ser imaginados como parte de uma “consola” tridimensional. Essa consola vai permitir que viajemos, utilizando a voz ou gestos, por temas. Poderemos explorar cada tema, por subtemas referenciados no espaço e no tempo.

Legenda: trabalho experimental desenvolvido pela Aromni para o Sport Lisboa e Benfica

 

A unidade atómica será a “peça”: um clipe de vídeo imersivo ou uma cena sintética em realidade virtual. Estas peças terão descrições verbais que alimentarão modelos de linguagem natural de grande dimensão, utilizados em inteligência artificial generativa. As peças sobre o Mundo Real serão colocadas como “post-its virtuais” no local a que reportam para consulta em realidade aumentada.

Os media do futuro serão, como no presente, gerados por órgãos de comunicação, instituições publicas e privadas e todos nós. Serão uma dimensão virtual aumentando o Mundo Real. Vão também incluir mundos virtuais ficcionados.

Poderemos argumentar que a relação entre o Mundo Real e os media do futuro é semelhante à que existe entre a mensagem e o mensageiro. O que pode fazer uma consola para combater as mudanças climáticas globais, acabar com a guerra entre países, ou desenvolver regiões?

A consola será uma janela que mostrará, a diferentes escalas, os prováveis impactos das mudanças globais e o que teremos de fazer para os minimizar. Não acabará certamente com as guerras, mas contribuirá para, realçando, o seu horror, que se procurem soluções.

2023 será especialmente relevante porque a visão que propus para os media do futuro será realizável conjugando as capacidades dos seres humanos com a ajuda das máquinas que as permitem aumentar.

Os media do futuro, em desenvolvimento pelas principais empresas de tecnologia mundiais, seguem a teoria da agregação. Têm vindo a eliminar a geografia, transformando o Mundo numa loja em que os operadores são as plataformas globais. A Europa apenas os regula. A minha proposta baseia-se na convicção de que as podemos competir e vencer.

Modo de vida “hiper local”

Para o fazer, temos de reinterpretar a teoria da agregação. Temos de trazer de volta o modo de vida “hiper local”. O objetivo é manter e desenvolver as atividades locais, respeitar a Natureza e preservar a Saúde. Pretende-se que os nossos bairros, cidades e regiões continuem humanas, e entende-se que o digital será necessário para o assegurar.

Para o conseguir temos de descer ao nível do bairro e referenciar as suas “peças” ao último detalhe. Essa referenciação permitirá a combinação constante entre a oferta e a procura assegurando uma eficiência económica incomparável, a circularidade, a conservação da Natureza e a preservação da saúde.

A criação de media locais de nova geração será o combustível para o sistema assegurando que os meios de publicidade não vão precisar de dados individuais. A ligação à Internet tradicional permitirá que as janelas globais se mantenham para os empreendedores locais, mas com um balanço invertido.

Os media locais do futuro serão também veículos para garantir uma vida humana baseada na ajuda mútua e com santuários para os menos afortunados. Eles assegurarão que o Mundo continuará a ser o nosso Bairro e não a nossa Loja, e que o nosso Bairro será próspero e solidário.

Esta transformação não será operada de cima para baixo. Ela irá ocorrer de baixo para cima. As lideranças locais e as populações (que as escolherem) farão a diferença.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

ChatGPT: um futuro assustador?

Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

Artigos Relacionados

Líder Corner

Líder Corner

Fev 03, 2023

iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

Ler notícia

Tecnologia

Fev 03, 2023

ChatGPT: um futuro assustador?

Ler notícia

Clima

Fev 03, 2023

Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Nov 28, 2022

Webinar: vantagens na adesão ao programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 25, 2022

Black Friday com descontos até -70%

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 21, 2022

Qualificação da aprendizagem à distância

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency