A Próxima Geração – Apolitical Academy capacitou os primeiros 23 jovens, entre os 17 e 30 anos, entre estudantes e trabalhadores, com diferentes quadrantes políticos e experiências partidárias, de várias localidades do continente e ilhas.
A associação apartidária sem fins lucrativos, tem como missão trazer inovação e fortalecer o sistema democrático nacional, aproximando a sociedade civil das lideranças políticas e cívicas e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Fundada em Portugal em janeiro deste ano, como uma iniciativa da sociedade civil, a academia pretende formar cerca de 1000 jovens políticos até às próximas eleições legislativas (2026) e vai abrir uma segunda edição do curso em setembro.
A Apolitical Academy conta com quatro academias em países com contextos políticos distintos, incluindo Suécia, África do Sul, Cáucaso e Paraguai.
Parece simples, mas é muito importante aproximar a sociedade civil das lideranças políticas, que, no fundo, é o mesmo que dizer fortalecer a nossa democracia. Não há democracia sem cidadãos ativos e informados. Como tal, a Próxima Geração é apenas o começo de um novo percurso de participação. Para aqueles que já eram ativos ou para quem arranca agora na vida política e na participação cívica, o fundamental é não pararem. A democracia está em constante evolução e depende de todos nós.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
A formação da próxima geração de políticos portugueses
O programa de 12 semanas teve como princípio aprender fazendo, baseado em temas como a guerra na Ucrânia e o racismo implícito, sustentabilidade e empoderamento feminino. Os jovens foram colocados perante missões semanais, como escrever um artigo de opinião, gerir um cenário de crise enquanto líderes, criar uma política pública e defendê-la publicamente.
Tiveram também experiências de imersão em diferentes zonas do país e contactaram com personalidades portuguesas e internacionais de diferentes quadrantes do mundo político e da sociedade civil, desde deputados, Presidentes de Câmara, Presidentes de Junta, entre outros.
Através da formação intensiva, os participantes exploraram os valores da sociedade portuguesa, desenvolveram o pensamento crítico, adquiriram competências de liderança, comunicação, negociação e ética, bem como conhecimentos sobre a estrutura do poder local e de instituições europeias e mundiais.
Terminámos a primeira edição do curso da Próxima Geração com sucesso. Conseguimos, ao longo destas 12 semanas, juntar 23 jovens empenhados em tornarem-se agentes ativos da democracia e proporcionar-lhes uma experiência única que os permitirá participar mais ativamente na sociedade. Foi notória a auto descoberta, a maior capacidade de comunicação, a predisposição para ouvir de forma empática os outros e a vontade de inspirar para a participação de forma mais activa na vida política do país.
Ricardo Marvão, Diretor Executivo da Próxima Geração – Apolitical Academy