As 10 perguntas clássicas de reflexão sobre a sua carreira

Está satisfeito com a sua atual situação profissional? Sente-se aprisionado ao sucesso? Quer mudar de carreira, mas não sabe por onde começar?

A Michael Page reuniu 10 questões úteis que deve colocar a si mesmo, para que possa começar a refletir na sua carreira. Utilize-as para se afastar uns minutos do seu trabalho atual e ver o panorama geral da sua vida profissional: onde está e para onde caminha.

Perceber o que procura é a chave para encontrar o local onde deve estar. Joana Barros, Senior Marketing Executive da Michael Page, explica: “A felicidade no trabalho é um tema atual porque, felizmente, os managers estão cada vez mais conscientes de que um colaborador feliz será mais dedicado e produtivo. À medida que as condições económicas melhoram, a luta pelo talento intensifica-se e a retenção de colaboradores torna-se uma chave para as empresas que querem ter sucesso. Este é o momento certo para se questionar se o seu emprego atual o mantém feliz e motivado. A sua empresa é flexível? Está focada nos resultados ou em horários? Há espírito de equipa? Está satisfeito o suficiente com o seu salário mensal, para o manter motivado? É importante que considere todos os pontos da equação. O trabalho corresponde a uma grande parte da nossa vida e, apesar de ser obviamente impossível estar 100% motivado todos os dias, apenas estando motivado e envolvido no seu trabalho poderá atingir o sucesso.”

Reflita sobre a sua carreira, colocando as seguintes questões:

  1. Quais foram as três melhores experiências de trabalho (projeto, equipa, função, atividade)
  2. Quais as três piores experiências de trabalho?
  3. E se tivesse de nomear três elementos essenciais para realizar o seu trabalho (condições de que necessita para estar satisfeito)?
  4. Quais os três aspetos que não tolera no seu trabalho (job killers)?
  5. Que skills, talentos e hobbies gostaria de ter ou desenvolver?
  6. Quais são as suas verdadeiras paixões (dentro e fora trabalho)?
  7. Se não tivesse medo de falhar, o que faria?
  8. O que o impede de ter a sua carreira de sonho? Porque deixou de a perseguir?
  9. O que queria ser quando era criança? Como conseguiria atualmente dar espaço a esses sonhos?
  10. Quais as 12 experiências/skills/atividades/trabalhos que gostaria de realizar, mas ainda não conseguiu?©Florian Klauer – unsplash

Artigos Relacionados: