As vantagens de um modelo de trabalho híbrido

Com o regresso ao escritório e a uma nova dinâmica de trabalho, que na maioria dos casos alterna entre o presencial e o remoto, a plataforma de CRM Pipedrive identifica cinco vantagens de um modelo híbrido:

  1. Aumento da produtividade

O trabalho híbrido é geralmente visto por alguns gestores como uma forma de trabalhar menos horas, o que significaria deixar trabalho por fazer. Contudo, estudos recentes, mostram que a Pandemia teve um impacto positivo no desempenho das empresas por toda a Europa, com 82% dos empresários a afirmar que as suas empresas são tão ou mais produtivas do que antes da Pandemia. De igual forma, a liderança baseia-se na autogestão, na agilidade e na capacidade de resolução de problemas por parte das equipas. A promoção de uma “mentalidade híbrida” dá aos empregados mais liberdade no seu trabalho, bem como a possibilidade de escolher os projetos em que trabalhar, resultando numa melhor utilização do seu tempo.

  1. Felicidade

Quando os colaboradores estão mais felizes, descansados e menos stressados, os seus resultados são melhores. Há quem prospere num ambiente remoto e quem brilhe no escritório. Uma estrutura de trabalho híbrida atenua as desvantagens de trabalhar 100% à distância – como a solidão ou a falta de concentração -, permitindo um espaço profissional fora de casa para que as pessoas possam trabalhar em conjunto e socializar com os seus colegas de equipa. Dar mais autonomia na hora de escolher o que melhor funciona para cada pessoa, aumenta a satisfação no trabalho, bem como a sensação de bem-estar, o que também leva a uma maior permanência dos colaboradores.

  1. Escritório redefinido

Num escritório híbrido, a necessidade de uma fila extensa de cadeiras e secretárias desaparece. Por sua vez, este cenário dá lugar a uma mistura de espaços versáteis que apoiam as equipas em diferentes tarefas, como mesas altas onde as pessoas podem ligar os seus computadores portáteis, salas de reuniões concebidas para receber clientes, cabines à prova de som e uma área lounge/lazer para reuniões mais informais ou momentos em equipa.

  1. Segurança no contexto da Pandemia

Enquanto as vacinas ainda estão a ser administradas e com os municípios a mudar constantemente o seu “estado de alerta”, os peritos continuam a enfatizar a necessidade de cumprimento das medidas de segurança como a distância social e a utilização de máscara em ambientes fechados. Até que tudo estabilize, a forma como o trabalho e as viagens são percecionadas irá continuar a ser um reflexo do risco do vírus.

 

  1. Recrutamento sem barreiras

Ter como opção o trabalho remoto permite aos recrutadores procurarem onde quiserem. Com a constante chegada de novas empresas de tecnologia a Portugal encontrar o candidato perfeito pode ser um pouco mais fácil uma vez derrubadas as barreiras geográficas.

Artigos Relacionados: