• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Leading Tech Até onde nos pode levar o Metaverso?

Leading Tech

Até onde nos pode levar o Metaverso?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

25 Fevereiro, 2022 | 5 minutos de leitura

Já estamos dentro do Metaverso e neste momento há investigação a ser feita, a partir de Portugal, de tecnologia para registar os nossos sonhos. Há cada vez mais jovens a querer ser iguais aos avatares, com a estética tecnológica a influenciar o mundo real. E o MIT defende ser estatisticamente provável estarmos a viver dentro de um filme do Matrix. E nada disto é ficção científica, é o mundo de agora e não deixa de ser perturbante.

O dilema entre o mundo virtual e real foi o mote para a talk “Até onde nos pode levar o Metaverso?” de Nuno Jardim Nunes, Professor Catedrático do Técnico, e professor convidado no Human-Computer Interaction Institute (HCII), na Universidade de Carnegie Mellon, durante o encontro do grupo Leading Tech, parte do projeto Leadership Summit Portugal, na “Casa da Praia” da Agência White (WYgroup).

“Se tecnologicamente fosse possível criar uma realidade indiferenciada desta realidade física em que vivemos, a probabilidade de estarmos no Metaverso seria muito alta, ou seja, de não estarmos a viver nesta realidade física”, esta afirmação, de um professor do MIT, fez Nuno Jardim Nunes lançar a reflexão para o Metaverso e as suas diferentes implicações práticas e, até, filosóficas.

A tecnologia aliada às várias dimensões virtuais (Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade mista) é algo que tem mais de 30 anos, e tem vindo a ser discutido por académicos e investigadores, fazendo parte do nosso imaginário, tal como dos filmes e literatura.

Anualmente, o famoso hype cicle, criado pela consultora Gartner, mostra quais as tecnologias emergentes, as que estão a cair no “fosso” e que estão a atingir um plateau de produtividade. “É surpreendente ver que, no ciclo de Gartner, há 20 anos, a primeira vez que aparece a Realidade Virtual, ela surge logo como uma tecnologia que dificilmente ia ter uma aplicação. Nunca chegou a ter um hype, caiu longo num fosso”, diz o professor.

A existência do Metaverso implica algumas exigências, tais como a RV, ou seja, a capacidade de criar um ambiente suficientemente imersivo para nos sentirmos fora da realidade física. Para criar a sensação de indistinção da realidade física, precisa também de tecnologia, dispositivos, como headsets, sensores e processadores. E ainda exige as tecnologias de Blockchain e NFTs.

Nuno Jardim Nunes explica que “o mundo do Metaverso passa a ter interesse económico a partir do momento em que há necessidade de manter uma persistência entre o mundo físico e o mundo virtual”. Mas no final, no balanço entre os dois, “como sempre, não é tecnologia que importa”. O que importa é serem mundos iminentemente sociais, onde as pessoas aderem porque vão encontrar outras pessoas. O Facebook ou o Instagram, que já é um Metaverso não imersivo, é um lugar onde vamos procurar outros que se apresentam por avatares.

Há duas áreas prioritárias no Metaverso: o social, que está correr bem no setor dos jogos, mas no ensino e no mundo empresarial nem tanto, pois admite haver um cansaço sobre o virtual; e a Geração-Z, que já vive no metaverso, e que terá impacto quando se tornar consumidora. Quanto aos principais problemas para esta tecnologia, são identificados os mesmos da Web 2.0, que é centralização em grandes empresas, com o controlo de todos os conteúdos. Um problema mais prático é o da grande maioria das pessoas enjoarem quando estão num ambiente totalmente imersivo, com o capacete de RV.

Cláudia Mendes Silva, Ambassador da Womenintech em Portugal, participou mais tarde numa conversa e lançou o desafio: “Será que o metaverso neste momento ainda é uma coisa de ricos, um local de colecionadores com muito dinheiro, que tenham tempo e espaço para explorar a inovação? Ainda é só um nicho de grandes empresas e marcas que podem investir nesta área, ou já está acessível a todos?”

A verdade é que não. Para poder experienciar o Metaverso exige-se tecnologia específica, que não está ao alcance de todos, muito menos daqueles que vivem fora do mundo ocidental. O professor dá o exemplo de Portugal, em que já há muitas empresas de RA, casos de sucesso, para além de “um número impressionante de unicórnios”, mas que nestas áreas onde o design e os conteúdos tem um peso muito importante, estamos muito atrasados. Na sua visão, “a aposta deve ser não tanto na tecnologia mas nas pessoas que são capazes de a usar e de influenciar tendências tecnológicas ligadas aos conteúdos, e é isso que vai permitir dar o salto em Portugal”. Referiu também o nível de investimento e a capacidade de atração de talento que as empresas globais têm, e que hoje se tornaram os centros de investigação de alto nível, que antes só existiam nas universidades.

Tenha acesso à galeria do evento aqui.

Por Rita Saldanha

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

No Edge da Web 3.0, do Blockchain ao Metaverso

Ler artigo

Human Capital Management: o futuro na gestão das pessoas

Ler artigo

Leading Opinion

Senhas, esquemas, burocracias

Ler artigo

Web 3.0: O desafio

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading Tech

Dez 09, 2022

Inteligência Artificial: Olhos que não veem, coração que sente

Ler Artigo

Leading Tech

Jul 04, 2022

A transformação dos serviços digitais em Recursos Humanos

Ler Artigo

Leading Tech

Jun 30, 2022

Upskilling e reskilling: viagem de evolução positiva na era digital

Ler Artigo
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency