B2Run: do desporto à felicidade

Quando cumprimentamos uma pessoa, além do habitual “Tudo bem?”, a frase seguinte é já conhecida: “O importante é ter saúde!”. Com isto, podemos entender a seguinte analogia: uma pessoa com saúde tem força para enfrentar tudo o que vier.

No coração de cada empresa temos pessoas e pessoas saudáveis criam empresas saudáveis. Essa é a nossa lógica. Por essa razão, a B2Run faz todo o sentido em Portugal. Ao realizarmos esta iniciativa, procuramos o bem-estar dos funcionários do setor corporativo português que são holísticos, estratégicos e focados em incorporar o bem-estar à cultura da sua empresa para que os seus colegas e negócios prosperem.

O ambiente de trabalho pode ter uma influência negativa ou positiva na qualidade e quantidade de trabalho que os funcionários produzem. Pode promover um lugar que convide os funcionários a quererem lá estar ou pode ser um lugar que os faça querer sair a qualquer momento. Um ambiente de trabalho saudável é mais do que luzes brilhantes e a aquisição da mais recente tecnologia: é a importância de ter um ambiente onde os funcionários se sintam lado a lado com a facilidade de realizar as suas tarefas diárias. Eles estão seguros e felizes ou sentem-se constantemente ansiosos e frustrados enquanto estão lá?

Nos dias de hoje, em todos os sentidos, a procura do bem-estar e saúde é algo inerente ao ser humano e o mercado de trabalho tornou-se numa componente muito importante para atingir essa felicidade. Existe uma famosa frase que diz: “Escolha um emprego que ama e nunca terá de trabalhar um único dia na sua vida”. E cada vez mais esta frase se torna atual nas nossas gerações. Mais que uma carreira sólida, procuramos empresas que nos deixem motivados e orgulhosos.

Associar desporto, saúde e bem-estar ao seu emprego virou um mote cada vez mais presente no mundo empresarial. Mais de 800 empresas participam na B2Run na Europa e este número tem vindo a crescer, o que significa que as empresas, através de desporto, conseguem juntar as suas equipas das mais diversas áreas e proporcionar momentos de inclusão e team building. Assim, a interação e a amizade entre os colaboradores aumenta. Colegas de trabalho que tenham laços pessoais tendem a ajudar-se mais e a colaborar melhor no ambiente corporativo, do que colaboradores distantes e burocráticos.

A verdade é que, na cultura típica da organização portuguesa, a felicidade no local de trabalho ainda parece ser tabu. Se a realidade é que o nosso trabalho e carreira fazem parte das nossas vidas, seria tremendamente irónico se continuássemos a ser infelizes e desprendidos no trabalho. A boa notícia é que as recentes descobertas de pesquisa no campo da psicologia provaram, sem sombra de dúvida, que a felicidade no trabalho pode colher benefícios muito tangíveis nas organizações.

O que diferencia as grandes organizações das boas? A promoção de um conjunto de habilidades de desenvolvimento pessoal e de alegria no trabalho.

Com a B2Run queremos mostrar que a felicidade no trabalho não é um mito, mas sim uma possibilidade muito real e acessível a todos.

Assim, se tiver uma força de trabalho saudável e feliz, isso levá-lo-á a níveis mais altos de envolvimento e compromisso com a organização, o que significa menor rotatividade e maior produtividade.

 

Por: Luís Conde, head of sports da VOQIN – empresa organizadora da B2Run

Artigos Relacionados: