Já são conhecidos os vencedores da 10.ª edição dos Best Team Leaders® (BTL), estudo que identifica e premeia os líderes que se distinguem através da avaliação das suas equipas.
Best Team Leaders Vencedores 2021/2022 – TOP 5
1º Beatriz Rubio, CEO – Maxfinance
2º Adelino Cunha, CEO – Solfut, Lda – I Have the Power
3º Eva Matos, Manager – CH Academy
4º Manuela Gomes, CMO – Capgemini Portugal
5º Patrícia Santos, CEO – Zome
A característica que as equipas mais destacaram nos seus líderes em 2021/2022 foi a resiliência. No extremo oposto, a credibilidade teve a pontuação mais baixa.
Quanto às dimensões e esferas de atuação do líder, os aspetos mais bem avaliados foram:
Desenvolvimento pessoal e profissional (Pessoas)
Resolução de conflitos (Equipa)
Foco no cliente (Organização)
Práticas inclusivas e não discriminatórias (Sociedade)
Prémios por Categoria
Dimensão de Equipa
Equipa 5-9 membros: Beatriz Rubio – Maxfinance
Equipa 10-19 membros: Manuela Gomes – Capgemini Portugal
Equipa >20 membros: Patricia Santos – Zome
Função
Top Management: Beatriz Rubio – Maxfinance
Diretor RH: Carla Regina Oliveira – ENERCON
Diretor (outras áreas): Manuela Gomes – Capgemini Portugal
Chefia Intermédia: Miguel Mancellos – Capgemini Portugal
Competência/Característica
Foco no cliente: Ana Cantinho – Beltrão Coelho
Delegação: João Ferrão – RE/MAX
Flexibilidade: Miguel Mancellos – Capgemini Portugal
Metodologia e Indicadores do Estudo BTL
Com uma metodologia de avaliação inspirada em grandes teóricos de liderança e adaptada à realidade das organizações, através de uma entrevista, os colaboradores expressam a sua opinião sobre as competências e características de personalidade do seu líder. Do universo de líderes avaliados em 2021/2022, entram para o grupo dos Best Team Leaders® os que atingiram uma classificação igual ou superior a 70 pontos (em 100).
Neste estudo, a validação dos indicadores é feita junto de um painel de cerca de cem especialistas (lideranças RH, professores universitários e CEO) e a certificação académica do modelo de avaliação é da responsabilidade da Nova IMS.
As competências do líder são analisadas em quatro dimensões:
Pessoas – forma como o líder se dedica ao desenvolvimento e estimula o desempenho das pessoas dentro da sua equipa;
Equipa – desempenho do líder na organização da equipa e a forma como facilita a comunicação entre os elementos da equipa;
Organização – avaliação da imagem do líder enquanto representante da organização e responsável pela transmissão dos objetivos, valores e visão da organização;
Sociedade – forma como o líder promove comportamentos social e ambientalmente responsáveis.
Para além disso, o modelo integra a visão da equipa sobre as Características do líder. São estudadas 14 características, estando entre elas a acessibilidade, a flexibilidade, a empatia e a criatividade.
Classificações médias
Os líderes são mais bem avaliados (em média) nos aspetos relativos à Sociedade, 90 pontos, e à Organização, 83 pontos. O desenvolvimento de Equipa atinge os 78 pontos, e as Pessoas 76 pontos.
As competências com pontuações mais baixas, em cada dimensão foram: Preocupação ambiental (Sociedade); Estímulo da Inovação (Organização); Facilitação de comunicação dentro da equipa (Equipa) e Delegação (Pessoas).
Ranking Geral
Todos os líderes que se candidatam a este prémio recebem um relatório com os resultados atingidos e que inclui também comentários e sugestões dos liderados. Esta informação permite que identifiquem os seus pontos fortes e pontos fracos, conhecimento fundamental para que possam melhorar o seu desempenho nesta área e continuar a aperfeiçoar a sua contribuição para o bom desempenho das pessoas que lideram, das organizações e da sociedade.
O estudo Best Team Leaders® é uma iniciativa da Tema Central e da QMetrics, e tem a parceria institucional da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e do ONRH – Observatório Nacional de Recursos Humanos.