Casa de Praia: Uma experience hub

O WYgroup é uma holding de sete empresas distintas na área do Marketing e Serviços de Experiência do Cliente – Bliss, Bloomcast, By – Interactive Brands Agency, Fever, NERVO, Performance Sales e White – que se juntam sinergicamente para criar soluções integradas nas diferentes áreas de Criatividade, Design e Tecnologia, e Media e Data, agregando mais valor aos nossos clientes.

Esta estrutura colaborativa está na nossa génese e é a base de uma forte cultura coletiva. Foi isso que nos conduziu, há três anos, à idealização da nossa Casa de Praia que agora se concretiza num experience hub de cerca de 2000m2 de frente para a praia de St. Amaro de Oeiras. Uma casa pensada para todos os colaboradores, um espaço vivo, onde nos sentimos confortáveis e se recebe de braços abertos.

A Casa de Praia é representativa da cultura e identidade do WYgroup. Foi inspirada no nosso ecossistema – o mar, a criatividade – e orientada à Sustentabilidade, através de uma cultura de consciência ambiental e de promoção de um estilo de vida sustentável, de forma a reduzir o impacto no meio ambiente e a ampliar o impacto no bem-estar. Escolhemos materiais naturais e orgânicos, como a madeira (certificada) do mobiliário e os tecidos, privilegiámos transparências, considerámos a rede, luz e acústica, demos palco à arte de vários artistas e valorizámos ambientes fluidos e ágeis, que acomodam as várias tarefas e estilos de trabalho.

No working space, onde a norma é o hot&clean desking, temos mesas corridas, inspiradas nas mesas onde se senta e reúne uma família, que são ladeadas por um passadiço de praia ao longo de 110 metros. Do outro lado, janelas em todo o comprimento deixam entrar a luz natural com uma vista imbatível de mar, que inspiram quem trabalha na área de lounge, composta por sofás, bancos e camas suspensas e outros elementos de decoração pensados ao detalhe. Demos lugar também a zonas colaborativas e de interação com a conceção de um espaço de coworking, um anfiteatro, salas para reuniões e calls, salas de vídeo broadcast, e vários phone booths e sleeping spot com conforto acústico. O projeto foi conceptualizado e desenvolvido por uma equipa interdisciplinar da By, agência do grupo, que combinou valências na área de criatividade e conteúdo, direção de arte, fotografia, modelação 3D e ilustração, em total parceria com a MOA Arquitectos e Andringa Studio.

Acreditamos que o futuro do trabalho coexiste com o home office, e que para a criação de um ambiente de trabalho positivo, os escritórios deverão ser cada vez mais humanizados e preparados para a aprendizagem, o crescimento, e a partilha de cultura. A aposta estará na promoção da experiência dos colaboradores in loco, privilegiando o bem-estar, a sustentabilidade, a colaboração, a interação e proximidade entre as pessoas, que atrairá e reterá os melhores talentos.

Equipas felizes e saudáveis são produtivas e os melhores ativos de qualquer organização que quer ser bem-sucedida no futuro. E no WYgroup, acreditamos que a melhor forma de evoluir, é construir o futuro todos os dias.


Por Gonçalo Castelo Branco, Partner e Co-founder do WYgroup

O artigo foi publicado no especial Escritórios do Futuro Sustentáveis e Humanos na edição de primavera da revista Líder.

Artigos Relacionados: