O ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial, tem vindo a revolucionar o mundo tecnológico a nível global pela capacidade de gerar respostas semelhantes a humanos.
De acordo com dados da Finbold, a palavra “ChatGPT” registou uma pontuação de popularidade nas pesquisas do Google de 92 a 13 de janeiro, atingindo o pico de 100 na mesma semana.
A China é o país que mais procura pela ferramenta desenvolvida pela OpenAI, seguido pelo Nepal, e a Noruega.
Os drivers da demanda global do ChatGPT
A demanda crescente pelo ChatGPT pode estar ligada à sua funcionalidade, que fornece respostas avançadas e criativas que têm ofuscado os chatbots de Inteligência Artificial anteriores.
A plataforma destaca-se por vários fatores, como a capacidade de entender e dar feedback sobre diversos temas, e fazer diferentes tarefas, como escrever código, produzir conteúdo, entre outras.
A ferramenta também pode ser aproveitada nos mercados financeiros para tarefas como oferecer insights de negociação. Nessa linha, o ChatGPT também pode ser utilizado para oferecer projeções de preços de diversos ativos financeiros como ações e criptomoedas como o Bitcoin (BTC) para o final de 2023.
Além disso, promete uma alta adaptabilidade para ir de encontro a diferentes setores, oferecendo funcionalidades versáteis para serem aproveitadas pelas empresas. Essa abordagem é apoiada pelos desenvolvedores comprometidos em lançar atualizações regulares com foco na precisão de respostas, enquanto a natureza de código aberto permite a integração em diferentes plataformas.
A demanda pelo ChatGPT aponta para vários fatores, como a preferência das massas por perguntas e respostas em oposição à consulta comum dos mecanismos de busca.
Curiosamente, o sucesso inicial do ChatGPT despertou o setor de tecnologia num período em que a maioria das empresas anunciava medidas de reestruturação, como a implementação de demissões em massa. A ferramenta destaca a natureza inovadora do setor de tecnologia com apoio contínuo de entidades estabelecidas como a Microsoft.
Além disso, o crescimento do ChatGPT fez com que os developers da ferramenta de Inteligência Artificial considerassem a monetização da mesma. A equipa OpenAI liderou um plano de monetização para melhorar e manter o serviço; agora, a plataforma já possui uma lista de espera para utilizadores que pretendem aproveitar o recurso profissional.
Com a conversa sobre a monetização da ferramenta, ainda não foi determinado se a versão atual permanecerá gratuita enquanto passa por fases experimentais.
A popularidade do ChatGPT na China
De acordo com os dados da Finbold, a China está a liderar a demanda do ChatGPT. Ainda assim, a Tencent, maior empresa de internet no país, optou por remover os programas relacionados com o ChatGPT da plataforma WeChat. Hoje, o ChatGPT ainda não está oficialmente disponível no país.
Portanto, a alta demanda no país pode ser atribuída a vários fatores, como os utilizadores que optam por aproveitar as Redes Privadas Virtuais (VPNs). Ao mesmo tempo, é provável que acedam a sites espelho para aceder à ferramenta. Em geral, há uma probabilidade de que os gigantes tecnológicos chineses locais apresentem produtos semelhantes.
As barreiras futuras do ChatGPT
Apesar do sucesso inicial do ChatGPT, a tecnologia ainda precisa de superar vários obstáculos no seu caminho de crescimento e adoção. Por exemplo, o ChatGPT precisa de mais informações sobre os eventos atuais, já que o seu conhecimento é limitado até 2021.
Embora o ChatGPT esteja a ganhar no mercado de chatbots de IA, a ferramenta provavelmente enfrentará concorrência no futuro. Nesse caso, pode surgir uma possível concorrência de entidades como a Google, o principal motor de busca, que pode desenvolver uma alternativa.
Além disso, os críticos da ferramenta levantaram a questão ética sobre sua capacidade de lidar com tarefas específicas. O mundo académico encara a plataforma como problemática devido à possibilidade de os alunos a usarem para escrever teses e trabalhos.