Checklist para cuidar da sua saúde mental

A situação de pandemia COVID-19 afeta-nos a todos, colocando-nos perante novas exigências que desafi­am a nossa saúde mental. Nestes momentos é ainda mais importante que cuidemos de nós – que realizemos, regularmente, atividades de autocuidado.

«Reservar tempo para cuidarmos de nós é essencial para termos uma relação saudável connosco próprios e com os outros. O autocuidado envolve fazermos escolhas saudáveis para a nossa alimentação, atividade física e hábitos de sono e reservarmos momentos para nos dedicarmos a atividades que nos fazem sentir bem, relaxados e felizes», alerta a Ordem dos Psicólogos que acaba de lançar a “Cuido de mim? Checklist sobre comportamentos de autocuidado”.

O autocuidado deve ser um hábito e é ainda mais necessário quando nos sentimentos mais preocupados, stressados ou sobrecarregados. Utilize esta Checklist para refletir sobre os seus comportamentos durante a pandemia ou noutras alturas da sua vida.

Responda, o mais sinceramente possível e com base na sua experiência pessoal, assinalando com um X sempre que a resposta às afirmações for “sim, na maior parte do tempo”. Os resultados desta Checklist servem apenas para nos ajudar a tomar consciência e pensar sobre os nossos comportamentos.

  1. Com regularidade, dedico tempo a fazer atividades de lazer que me dão prazer.
  2. Experiencio momentos de tranquilidade e relaxamento.
  3. Escolho alimentos saudáveis.
  4. Estou atenta/o à minha Saúde Física (ex. mantenho as minhas consultas médicas em dia) e Psicológica (ex. monitorizo e expresso as minhas emoções).
  5. Aceito quando erro ou falho e celebro os objetivos/sucessos que alcancei.
  6. Procuro ativamente manter um equilíbrio entre a minha vida pessoal/familiar e profissional.
  7. Reservo tempo para a intimidade comigo mesma/o ou com a(s)/o(s) minha(s)/meu(s) parceira(s)/o(s).
  8. Aceito ou peço ajuda sempre que sinto necessidade.
  9. Mantenho-me em contacto com as pessoas importantes na minha vida.
  10. Partilho frequentemente os meus pensamentos e sentimentos com familiares ou amigos.
  11. Experiencio momentos em que me “desligo” dos ecrãs (telemóvel, tablet, computador, televisão).
  12. Durmo o número de horas suficiente para me sentir bem.
  13. Mantenho-me fisicamente ativo ao longo do dia (por exemplo, levanto-me com frequência).
  14. Pelo menos uma vez por semana, pratico atividade física de intensidade moderada/intensa.

Volte atrás e leia as afirmações em que não colocou X. Pense o que poderia fazer e mudar para, da próxima vez, colocar um X. Comprometa-se a cuidar bem de si.

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