• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

      Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

      É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

      Portugal acima da média europeia na falta de atendimento às necessidades de saúde

      A oferta de emprego está a diminuir: saiba porquê

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

      Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

      Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

      Os Futuristas: Nunca o ‘diz-me o que pensas’ foi tão real

      Sandra Fazenda Almeida: «É fundamental garantir que todos tenham igual acesso às tecnologias»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

      «As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

      «Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

      «Há pessoas felizes que são infelizes no trabalho», e mais lições sobre a felicidade que definitivamente não é um destino

      «Se o líder não levar a sério as questões de segurança da informação, não espere que a organização o faça», diz Gameiro Marques

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Diário de um CEO

      Quando tudo é uma arma

      O Dom da Influência

      Salazar, Citações

      A Minha Ideia de Negócio Vai Funcionar?

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Lisboa e Porto recebem festival de cinema Queer

      Checklist para evitar o pinkwashing

      Porto Pride apresenta três dias de celebração

      Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

      Discurso de ódio anti-LGBTQIA+ aumentou 180% em Portugal

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

      Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

      É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

      Portugal acima da média europeia na falta de atendimento às necessidades de saúde

      A oferta de emprego está a diminuir: saiba porquê

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

      Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

      Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

      Os Futuristas: Nunca o ‘diz-me o que pensas’ foi tão real

      Sandra Fazenda Almeida: «É fundamental garantir que todos tenham igual acesso às tecnologias»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

      «As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

      «Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

      «Há pessoas felizes que são infelizes no trabalho», e mais lições sobre a felicidade que definitivamente não é um destino

      «Se o líder não levar a sério as questões de segurança da informação, não espere que a organização o faça», diz Gameiro Marques

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Diário de um CEO

      Quando tudo é uma arma

      O Dom da Influência

      Salazar, Citações

      A Minha Ideia de Negócio Vai Funcionar?

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Lisboa e Porto recebem festival de cinema Queer

      Checklist para evitar o pinkwashing

      Porto Pride apresenta três dias de celebração

      Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

      Discurso de ódio anti-LGBTQIA+ aumentou 180% em Portugal

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos LGBTQIA+ Notícias Checklist para evitar o pinkwashing

Artigos Checklist para evitar o pinkwashing

Checklist para evitar o pinkwashing

Link copiado

Partilhe este conteúdo

14 Agosto, 2023 | 5 minutos de leitura

Aqui fica uma lista de verificação de oito indicadores sobre a credibilidade de uma empresa em termos LGBT+. Podem também ser interpretados como um plano de ação para sustentar a Diversidade & Inclusão (D&I) LGBT+. 

1. A gestão de topo acompanha e apoia as estratégias de D&I LGBT+ internas e externas, incluindo em comunicações públicas, assinando compromissos, assistindo/realizando conferências e outros eventos, em discursos, no site da empresa e nas redes sociais. 

2. A empresa tem uma estratégia holística de D&I, abordando todas as dimensões relevantes e gerida por um departamento de D&I (ou pelos RH ou por outro organismo). Quando aplicável, inclui operários fabris. A componente D&I LGBT+ faz parte desta estratégia, com pessoas de contacto específicas para todos os tópicos ligados à orientação sexual e à identidade de género, incluindo políticas e práticas LGBT+, integrar ou cooperar com organizações que trabalham para a inclusão LGBT+, programas para aliados heterossexuais e intersecionalidade (isto é, pontear diferentes dimensões de diversidade tais como sexo, idade, etnias ou LGBT+), etc. A estratégia inclui regiões, mercados e comunidades difíceis ou mesmo perigosas para as pessoas LGBT+. O seu sucesso é medido. 

3. Existe uma rede de funcionários LGBT+, também referida como um grupo de empregados ou grupo de afinidade ou similar. É apoiado pela gestão de topo e pela D&I, RH, RSC e departamentos de Comunicação (ou equivalentes em empresas mais pequenas). Tem um ou vários padrinhos seniores – os próprios LGBT+ ou aliados heterossexuais, e é diversa em género e etnia – uma gestão para as regiões onde a empresa opera, com o seu próprio orçamento e/ou outros recursos disponíveis. Idealmente, trata-se também de programas e iniciativas que incluem aliados heterossexuais e que fomentam a intersecionalidade, reunindo pessoas LGBT+ com outros grupos com que podem ter afinidade, como redes de mulheres, grupos centrados na etnicidade, entre outros. 

4. Como parte da estratégia de recursos humanos de uma empresa, existem medidas focadas nas pessoas LGBT+, tais como: questões relacionadas com as pessoas LGBT+ nos inquéritos aos funcionários; eventos de emprego direcionados para pessoas LGBT+ ou participação em eventos de emprego externos para LGBT+; encorajamento para as pessoas LGBT+ e aliados tornarem-se modelos de uma cultura empresarial aberta e tolerante que valoriza a inclusão LGBT+; desenvolvimento de percursos profissionais que têm em conta as atividades LGBT+ empresariais; benefícios iguais para parceiros do mesmo sexo; programas e benefícios para pessoas LGBT+ que precisam de apoio especial, tais como pessoas transgénero; consciência, preconceito inconsciente, sensibilidade linguística, mentoria e outras formas de formação para todos os empregados, incluindo gestores e trabalhadores fabris. 

5. Existem políticas e práticas que promovem a D&I nas cadeias de fornecedores, incluindo a dimensão D&I LGBT+ para assegurar que os fornecedores também satisfazem elevados padrões internos de D&I LGBT+. 

6. Existe um fluxo interno e externo mais ou menos constante das comunicações e eventos da empresa em torno de questões LGBT+, não apenas alguns uma ou duas vezes por ano. Isto também inclui o reconhecimento dos LGBT+ e aliados que são bons exemplos, em todos os níveis e regiões onde a empresa opera. 

7. A fim de promover a aprendizagem interna, a empresa participa em iniciativas externas de benchmarking, avaliações, rankings e está envolvida com organizações que trabalham para a inclusão LGBT+ no trabalho e apoia o estudo relativo a temas LGBT+. 

8. Para reforçar a responsabilidade social, existe apoio financeiro para o trabalho de organizações LGBT+ externas sem fins lucrativos ou outras formas de envolvimento com as questões LGBT+ na sociedade e nas comunidades em que uma empresa opera, especialmente, mas não só, em regiões onde é difícil ser LGBT+.

É claro que muitas coisas nesta lista são de índole interna e difíceis de identificar por parte de um outsider, como um cliente ou outro stakeholder externo, por isso poderá ser difícil fazer uma análise. Além disso, as empresas têm dimensões diferentes, com distintos produtos ou serviços, avaliações de mercado, recursos financeiros, proprietários, sede, estruturas e, principalmente, dependendo da sua localização no mundo, obrigações legais.

Nem todas as empresas podem ser LGBTfriendly+ da mesma forma ou com a mesma profundidade. No entanto, é possível resumir: apenas se uma empresa conseguir lidar com todas ou a maioria das oito questões acima descritas poderá ser credível quando comercializa produtos com as cores do arco-íris ou se apresenta de forma destacada no Orgulho ou em outros eventos LGBT+.  

 

Este excerto do livro Gayme Changer – Como a comunidade LGBT+ e os seus aliados estão a mudar a economia mundial, de Jens Schadendorf, da editora Alêtheia, foi publicado com a devida autorização. 

 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

Ativistas

Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

Artigos Relacionados

Líder Corner

Líder Corner

Out 02, 2023

Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

Ler notícia

Economia

Out 02, 2023

Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

Ler notícia

Tecnologia

Out 02, 2023

É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Out 02, 2023

Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 25, 2023

IServices lança marca própria

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 20, 2023

Knower celebra três anos de atividade

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+72k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency