20 anos a contribuir para a gestão de pessoas
As relações humanas não são uma necessidade recente, mas a sua importância e aplicação no mercado de trabalho é hoje fundamental para as organizações que ambicionam ser sustentáveis a longo prazo. É na relação com, e entre, os colaboradores que o nível de humanização fica mais evidente. As relações com os líderes ou com colegas são fundamentais para o bem-estar organizacional.
Num mundo complexo e incerto em que a digitalização vem “simplificando” a nossa vida, há sinais de que podemos estar também a “simplificar” a forma como nos relacionamos e cooperamos. Hoje tudo tem de ser simples, fácil, rápido, à distância de um click. Estamos a caminhar para uma sociedade “simplificada”, mas como simplificar algo tão complexo como o comportamento humano?
Nunca, como hoje, foram tão imperativas competências como: pensamento critico; resolução de problemas complexos; inteligência emocional; trabalho cooperativo; resiliência; inovação; lidar com a frustração e com a adversidade; empatia e relacionamento positivo.
A nossa experiência de 20 anos na formação e consultoria de Gestão de Pessoas mostra-nos que o desenvolvimento das soft skills fundamentais para um ambiente organizacional humanizado necessita de um investimento transversal e continuado, quer ao nível da formação, quer ao nível da consultoria de Gestão das Pessoas. Sabemos que as competências se atualizam intervindo nos fatores pessoais, mas também nos fatores de suporte organizacional. Um ambiente organizacional percecionado como confiante, integro e equitativo, é um fator de suporte que as organizações atuais não podem ignorar.
Precisamos de lideranças inspiradoras, desafiantes, empáticas e com espírito de serviço. Liderar diz respeito a pessoas e não a números ou folhas de excel. Necessitamos aumentar a autoconsciência e a responsabilidade individual sobre as escolhas pessoais. Permitir um maior autoconhecimento dos recursos de cada um para uma melhor flexibilidade e adaptação.
Um ambiente onde cada um e todos se sintam reconhecidos, valorizados e respeitados. Os sistemas de reconhecimento devem contribuir e promover este ambiente e fomentarem a aprendizagem e melhoria continua das pessoas. As organizações vão continuar a investir em soluções e projetos que promovam o desenvolvimento, atualização e reconversão das competências e o envolvimento e compromisso das pessoas com a organização, implementando ferramentas de feedback mais eficientes no reconhecimento, valorização e aprendizagem.
Este artigo foi publicado na edição de inverno da revista Líder
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