• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Economia Notícias Cinco tendências no mercado de investimentos

Economia

Cinco tendências no mercado de investimentos

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Fevereiro, 2023 | 8 minutos de leitura

Com o fim de um ciclo económico, não é expectável que os padrões da última década se repitam. Um novo regime na política e comportamento de mercado está a desenvolver-se e é necessária a compreensão por parte dos investidores, no sentido de encontrar oportunidades e proteger as suas carteiras.

A empresa de gestão de ativos Schroders partilha as cinco principais tendências da mudança de regime e o que significam para os investidores.

Os bancos centrais vão dar prioridade ao controlo da inflação sobre o crescimento 

Desde a crise financeira global, os bancos centrais intervêm sempre com apoios à economia real e aos mercados financeiros ao primeiro sinal de desaceleração. As taxas de juro reduzidas para mínimos históricos, mesmo abaixo de zero em alguns países, e biliões de dólares em flexibilização quantitativa, foram vistos como necessários para combater o risco de deflação.

Agora, com a inflação nos níveis mais altos em cerca de 40 anos, a pressão política aumentou e os bancos centrais mudaram a sua resposta e, neste momento, estão a tentar desacelerar ativamente o crescimento para reduzir a inflação – mesmo que isso signifique causar recessões.

A escala da inflação significa que as taxas de juro precisam de subir ainda mais a curto prazo e permanecer mais altas por mais tempo, sendo improvável que os bancos centrais adotem uma política de apoio ao crescimento durante algum tempo.

A probabilidade deste cenário é evidente nas taxas de juro “reais” das políticas (após deduzida a inflação), conforme ilustrado a seguir. Estas tornaram-se muito negativas nos últimos anos, contribuindo para uma inflação mais elevada, mas para a maioria dos países estão agora a subir novamente.

Os governos responderão com uma política orçamental mais ativa

Como as medidas dos bancos centrais devem prejudicar o crescimento, prevemos que os governos se tornem mais ativos nas suas decisões no domínio das despesas públicas e da fiscalidade. Tentarão apoiar famílias e empresas durante a crise económica. Estas medidas fiscais podem entrar em conflito com as ações dos bancos centrais e causar maior incerteza.

Os balanços dos governos ainda não recuperaram dos custos da pandemia e o aumento das taxas de juro está a pressionar os governos no sentido de aplicarem medidas de austeridade. No entanto, os movimentos políticos populistas, fortes em muitos países, opõem-se amplamente às medidas de austeridade e reúnem apoios de aumento de despesas.

Os governos poderiam usar políticas redistributivas e impor impostos mais altos aos indivíduos ricos ou às empresas vistas como beneficiárias das circunstâncias atuais, como forma de manter ou aumentar determinadas despesas. Mas qualquer estímulo fiscal corre o risco de alimentar a inflação, opondo-se às ações dos bancos centrais.

Um conflito exatamente deste tipo surgiu no desastroso anúncio fiscal do Reino Unido de 23 de setembro de 2022, onde a recém-empossada primeira-ministra Liz Truss propôs cortes de impostos não financiados quando o Banco de Inglaterra aumentava as taxas. Este conflito de políticas e a resultante turbulência do mercado levaram à demissão de Truss após apenas 44 dias no cargo.

Há espaço para confusão semelhante noutros lugares, na medida em que governos, bancos centrais e mercados financeiros discordam sobre a direção das políticas. O papel independente dos bancos centrais, cujos objetivos não incluem fornecer financiamento de baixo custo aos governos, já enfrenta hostilidade. Os bancos centrais podem sofrer mais ataques à medida que a sensibilidade dos políticos a taxas de juro mais altas se torna mais pronunciada.

A nova ordem mundial desafiará a globalização

A relação entre a China e o Ocidente está tensa há alguns anos, em particular em torno de questões comerciais e tecnológicas. A pandemia trouxe uma nova dimensão física a estes riscos políticos existentes, pois os rigorosos confinamentos chineses causaram bloqueios generalizados. Isso fez aumentar a inflação.

Por outro lado, mas com resultados relacionados, a guerra na Ucrânia ampliou as falhas geopolíticas que agora estão a remodelar o cenário energético global. Tudo isto ameaça causar maiores divergências entre a China e o Ocidente, levando potencialmente a mais protecionismo de ambos os lados.

Em resposta às perturbações e a estes desenvolvimentos mais amplos, as empresas planeiam diversificar a sua produção e deslocalizá-la para mais perto. A nossa análise do texto dos relatórios de receitas das empresas norte-americanas destaca um aumento impressionante do reshoring no discurso das empresas.

Isto significa que uma das grandes forças deflacionárias das últimas décadas, o crescimento da produção de baixo custo na China, está a enfraquecer e pode estar a acabar. A globalização ainda pode desempenhar um papel na redução de custos à medida que a produção se desloca para novos países, mas os lucros fáceis acabaram, pois as empresas colocam um peso crescente na segurança do abastecimento.

As empresas responderão com investimentos em tecnologia

As empresas estão a enfrentar não só custos de produção crescentes devido aos preços mais altos das matérias-primas, mas também custos mais elevados com o pessoal.

A escassez de mão de obra, decorrente dos fatores demográficos que descrevemos anteriormente entre as nossas “Verdades inescapáveis”, bem como causas políticas, como a redução da migração, devolveram o poder nas negociações salariais à força de trabalho. Isto está a permitir que os trabalhadores exijam maiores aumentos salariais em resposta ao aumento do custo de vida. O offshoring como forma de limitar estes custos está a tornar-se menos atrativo, como referimos acima.

Noutros lugares, os custos regulamentares estão a aumentar, assim como a tributação. Estes fatores aumentarão os custos e os preços a curto prazo. A participação geral das empresas no crescimento económico está ameaçada, o que significa uma redução das margens de lucro.

Para proteger as margens de lucro, as empresas têm um caminho claro para aumentar a produtividade: tecnologia. Isso significa investir e adotar maior uso de robôs e inteligência artificial sempre que possível, em vez de depender excessivamente da mão de obra.

Nos últimos anos, o uso da robótica tem vindo a apresentar um forte crescimento na Ásia e na Austrália, mas atualmente há um ímpeto para recuperar o atraso na Europa e nos Estados Unidos. Da mesma forma, alguns setores, como a indústria automóvel, adotaram as novas tecnologias, enquanto outros, como a agricultura, ficaram para trás.

A resposta às alterações climáticas está a acelerar 

Os impactos económicos a longo prazo das alterações climáticas não verificadas seriam inevitavelmente enormes. A curto prazo, as ações que estão a ser tomadas num esforço para limitar o aquecimento global também estão a revelar-se disruptivas. Os governos demoraram nos seus esforços de coordenação e ação em resposta à emergência climática e as empresas assumiram assim a liderança.

A transição para as energias renováveis aumentará estruturalmente a inflação de várias formas. Primeiro, há o custo de criar a capacidade necessária. Não se trata de um percurso linear, pois há escassez de elementos de terras raras e outros materiais essenciais. Em segundo lugar, temos um custo inicial mais elevado para mudar para fontes de energia mais caras. Em terceiro lugar, estarão os custos impostos pela regulamentação para forçar a mudança, à medida que países e blocos individuais aceleram as suas políticas.

As medidas regulamentares incluirão a fixação dos preços do carbono (em que os danos ambientais são incluídos nos preços que os consumidores pagam) e os ajustamentos nas fronteiras relativamente ao carbono. Esta última, que envolve “taxar” bens importados com base nas emissões ou outros danos envolvidos na sua produção, funciona como uma forma de política protecionista. Existe o risco de que possa ser usada como fachada para servir outros objetivos políticos, como referido anteriormente.

A ameaça das alterações climáticas provavelmente levará a um maior investimento em soluções tecnológicas que, se bem-sucedidas, podem ajudar a diminuir o impacto inflacionista e a melhorar os resultados para as economias de todo o mundo.

A mudança de regime traz consigo a necessidade de uma nova perspetiva em relação ao cenário de investimento. Após um ciclo de deflação de 40 anos, muitos investidores estarão em território desconhecido à medida que se adaptam a um período em que os níveis mais altos de inflação vieram para ficar. Nesta nova era, é evidente que muito vai mudar para os investidores: como avaliar ativos, onde encontrar as melhores oportunidades, como gerir os riscos. Contudo, os ingredientes para o sucesso permanecem os mesmos. Precisamos de trabalho em equipa, análise rigorosa, mente aberta, flexibilidade e, acima de tudo, uma abordagem ativa: plus ça change, plus c’est la même chose.

Azad Zangana, Senior European Economist and Strategist e Johanna Kyrklund, Co-Head of Investment and Group Chief Investment Officer da Schroders

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

«Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

Artigos Relacionados

Notícias

Mar 24, 2023

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Ler notícia

África

Mar 24, 2023

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Ler notícia

Trabalho

Mar 24, 2023

E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Mar 16, 2023

Primeira edição da Knower Business Conference

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 14, 2023

WYtalks abordam a importância do Neuromarketing no mundo digital

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 08, 2023

Formação gratuita a todas as mulheres que queiram dar um novo passo na sua carreira

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency