Cláudia Domingues: “A IKEA tem uma responsabilidade acrescida em comunicar”

A diretora de Comunicação da IKEA Portugal está a readaptar a estratégia de Comunicação, em conjunto com a equipa.


Contribuir para um dia a dia melhor através de uma casa melhor é a visão que guia a IKEA. Por isso, como especialistas da vida em casa, e tendo em conta a situação que vivemos atualmente, Cláudia Domingues está determinada em fazer da IKEA um agente de promoção da educação e do próprio bem-estar de todos, através da Comunicação. «Temos uma responsabilidade acrescida em comunicar e ser uma parte da mudança positiva na sociedade», explica.

E as campanhas de Comunicação não têm parado, focadas em continuar a fazer a diferença, mantendo o foco na relevância e no propósito. A “#HomeWork” lançada no mercado nacional no final de março, foi agora exportada para outros mercados. Propunha aos fãs da marca que descarregassem um conjunto de cenários para serem usados em reuniões via videochamada.

Ou a mais recente campanha digital “IKEA Bed Time Stories”, desenvolvida em parceria com a agência The Hotel, quer ajudar os portugueses a dormir melhor e tem por base a experiência sonora ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response). De forma orgânica, em apenas um dia, a marca já ajudou 20 mil portugueses a dormir melhor, assegura a empresa. E isto são apenas dois, entre muitos, exemplos . E de facto, a estratégia parece estar a funcionar. Já que a IKEA está entre as marcas mais recordadas e é a mais mencionada na categoria bricolage/decoração (estudo InMarket2020, da MultiDados). 

Colocámos a pergunta: Como estão as marcas a comunicar? a sete diretores de Marca, ainda em pleno estado de emergência e antes do anúncio das medidas de desconfinamento. Cláudia Domingues aceitou o desafio:

«Um dos maiores ativos da reputação IKEA é a comunicação. Comunicar da forma mais clara possível, com honestidade e abertura, com informação relevante e consistente é, mais que nunca, essencial para demonstrar como nos envolvemos com a nossa comunidade.

Contribuir para um dia a dia melhor através de uma casa melhor é a visão que guia a IKEA. Por isso, como especialistas da vida em casa, e tendo em conta a situação que vivemos atualmente, temos uma responsabilidade acrescida em comunicar e ser uma parte da mudança positiva na sociedade. Queremos ser agentes de promoção da educação e do próprio bem-estar de todos e de cada um.

Na IKEA procuramos sempre fazer diferente, inovar e melhorar. É isso que faz de nós uma love brand. Acreditamos que existe sempre uma oportunidade de nos reinventarmos enquanto marca, e é por isso que estamos a readaptar a nossa estratégia de comunicação para continuarmos a fazer a diferença, mantendo o foco na relevância e no propósito. São desafios que nos estimulam a sermos melhores e acreditamos que uma crise revela o melhor de nós».

[Aceda aqui às respostas de todos os diretores de Marca]

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