Coaching de Liderança Dinâmica em tempos de COVID-19

O século XXI já tinha evidências claras de que as estruturas organizacionais tal como as conhecíamos, tinham de mudar. E que para acompanhar essa mudança, a capacidade de adaptação contínua seria a melhor competência que os líderes e as equipas poderiam deter.

A rapidez com que a informação circula e o acesso a esses veículos já eram uma realidade que permitia que indivíduos (ex.: bloguers) e pequenas empresas (ex.: startups) se tornassem visíveis com uma rapidez não antes vista, sem necessidade de estratégias robustas e tão pouco de estruturas fortes em que as hierarquias ditavam o fluxo dos acontecimentos.

Talvez o virtual ainda não estivesse tão implementado em Portugal como em países anglo-saxónicos, onde a falta de contacto físico não é tão sentida, ou como nos EUA, onde, devido à dispersão geográfica, as sessões individuais de coaching virtuais já eram uma realidade. A COVID-19 apenas tornou transparente os desafios da mudança para o ambiente virtual, sendo a abordagem de liderança em trabalho remoto, um desses desafios.

Coaching de liderança dinâmica (Dynamic Leadership Coaching) é a função de liderança que permitirá ao líder “virtual” desempenhar com eficácia o seu papel, e a toda a equipa agilidade na adaptação improvisada.

Momentos diferentes exigem funções de liderança diferentes. Em momentos em que o contexto requer um estilo de liderança colaborativo, paciente e motivador de reinvenção, como o contexto em que a COVID-19 nos colocou, a função de coaching na liderança fará certamente a diferença.

Vivemos tempos em que o excesso de informação tem de ser gerido para que nos foquemos e ganhemos perspetiva do que é essencial para nos reinventarmos, enquanto indivíduos, equipas e organizações. A incerteza e o confinamento são distrações naturais desse foco. Caberá aos líderes nutrirem as competências necessárias para que cada membro da sua equipa se torne um ator fundamental na adaptação, recriando soluções através de aprendizagens, e mantendo vivo o espírito colaborativo, a cultura e o propósito da equipa e da organização.

Na ABP Corporate Coaching trabalhamos com o conceito Dynamic Leadership Coaching (com abordagem científica) – em ambiente virtual, através de assessments e formação de coaching, e coaching individual, de grupo ou de equipa:
• apoiando os líderes a desenvolverem as competências necessárias à promoção de adaptação improvisada;
• acompanhando as equipas perante a atual oportunidade de aprendizagem de novas formas de trabalhar em conjunto, descobrindo interdependências e oportunidades de maior colaboração;
• sendo parceiros das organizações para que mantenha a vida organizacional, apesar do distanciamento, e os seus colaboradores munidos das competências necessárias para construírem o momento pós-COVID-19.

Por
Alexandra Barosa Pereira, Managing Director da ABP Corporate Coaching

Artigos Relacionados: