A eco ansiedade e o pavor ambiental podem assolar aqueles que leem e se informam regularmente sobre a situação climática do planeta. Embora haja muito com que se preocupar no que diz respeito à crise ambiental, não se deve perder a esperança nem ceder ao desespero.
A Euronews Green partilha uma lista de notícias climáticas positivas do planeta em 2023 (que continua a ser atualizada), num esforço para combater esta ansiedade. Em 2022, esta iniciativa acumulou mais de 100 histórias de eco inovação, avanços ecológicos e vitórias climáticas.
Portugal troca dívida de Cabo Verde por investimentos climáticos
Cabo Verde tem uma dívida de cerca de 140 milhões de euros ao governo português, que será totalmente convertida em investimentos no fundo ambiental e climático do arquipélago. Esta é uma forma de resolver o dilema da dívida enquanto se contraria o impacto das alterações climáticas e se acelera a transição energética.
Jogadores de futebol em França viajam de comboio para os jogos, após novas regras climáticas
As equipas de futebol francesas vão passar a viajar de comboio para todos os jogos a menos de três de distância, em vez de avião, de forma a reduzir as emissões de carbono. A Federação Francesa de Futebol anunciou estas novas regras no mês de outubro.
Projeto local de plantação de árvores promete resolver problema de greenwahsing
À medida que a corrida para a neutralidade carbónica acelera, os programas de compensação de carbono estão a tornar-se cada vez mais populares. Promovidos pelas empresas como uma forma de combater as alterações climáticas com um simples clique num botão, muitas destas iniciativas são, na verdade, greenwashing e podem agravar o aquecimento global.
“The Great Reserve”, uma organização local que tem como objetivo plantar 100.000 sequóias gigantes no Reino Unido, espera resolver esta questão.
Uma vitória de proporções épicas: resolução das Nações Unidas força ação climática
Os Estados Membros das Nações Unidas adotaram uma resolução histórica sobre justiça climática. A resolução tem como objetivo responsabilizar legalmente os países altamente poluentes por não conseguirem resolver a crise climática.
Mais de 130 países membros da ONU votaram a favor da resolução na Assembleia Geral, em Nova Iorque, em março de 2023. A decisão apela ao mais alto tribunal do mundo, o Tribunal Internacional de Justiça, para que esclareça as obrigações dos Estados no que respeita à resolução da emergência climática.
Desflorestação da Amazónia cai para 34% com o governo de Lula
A destruição da Amazónia brasileira caiu um terço durante os primeiros seis meses do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com dados do governo.
De janeiro a junho, a floresta tropical tinha alertas de possível desflorestação que abrangiam 2,650 quilómetros quadrados, contra 4,000 quilómetros quadrados no mesmo período do ano passado, durante o mandato do ex-líder Jair Bolsonaro.
Austrália bloqueia a proposta de uma nova mina de carvão perto da Grande Barreira de Coral
O governo australiano recusou uma proposta para construir um projeto de carvão termal perto da costa de Queensland. Esta notícia surgiu em fevereiro, na sequência de protestos públicos sobre os potenciais riscos para o recife, classificado como Património Mundial pela UNESCO.