Começou a emissão de certificados COVID-19 em Portugal

Portugal começou a emitir desde quarta-feira, dia 16 de junho, os primeiros certificados de vacinação, no âmbito do Certificado Digital COVID-19 da União Europeia (UE). E, desde ontem [17 de junho], passa a ser possível pedir no portal do SNS24, além deste, os certificados de teste PCR e de recuperação. Os certificados digitais são gratuitos, podem ser consultados no portal ou aplicação móvel do SNS 24, ou ainda ser enviados por email ao titular. O documento pode ser usado em todos os estados-membros, para além da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, estando redigido em português e inglês.

A partir de agora existem três tipos de Certificado Digital COVID UE: os que comprovam a vacinação, ter feito um teste com resultado negativo ou ainda o certificado de recuperação, que mostra que a pessoa teve COVID-19, mas já recuperou da doença.

Segundo informação disponibilizada pelo Serviço Nacional de Saúde, os certificados podem ser obtidos através do Portal do SNS 24, em que após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado.

O documento tem um código QR com os dados essenciais necessários à verificação da autenticidade e validade do certificado, para além de conter informações pessoais do portador e dados sobre a vacinação, teste ou recuperação.

A autoridade de saúde relembra que, de acordo com o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem entrar todos em vigor a partir do dia 1 de julho.

Artigos Relacionados: