Como as marcas apoiam a comunidade LGBT

Há 50 anos realizaram-se as primeiras marchas do Orgulho LGBTQ em cidades dos EUA para comemorar o aniversário dos protestos de Stonewall, que aconteceram no dia 28 de junho de 1969 num bar gay em Nova Iorque.

Essa manifestação deu origem ao que hoje é conhecido como Mês do Orgulho LGBTQ, comemorado em junho em apoio aos direitos iguais para cidadãos gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e queer.

Há outra data importante: 17 de maio, o símbolo da luta contra a discriminação LGBTQ+ desde 2004. A data comemora a decisão tomada pela Organização Mundial da Saúde a 17 de maio de 1990 de deixar de considerar a homossexualidade como um transtorno mental ou doença.

São muitas as marcas que apoiam a comunidade LGBTQIA, iniciais de Lesbicas, Gay, Bisexual, Transgénero/Transexual, Queer/Questioning, Intersex e Allied/Asexual/Aromantic/Agender, especialmente em proximidade ao dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBT. Fizemos um apanhado de algumas.

Accenture
A empresa de consultoria assume o compromisso de garantir um ambiente inclusivo para todos os colaboradores, independentemente da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género. Este ano, como a comunidade Pride está lado a lado da comunidade negra em todo o mundo, nunca foi tão importante promover uma cultura de igualdade, defende a Accenture, que convida a usar #PrideAtAccenture no Facebook, Twitter e Instagram.

Transport for London (TfL)
Em 2020, a empresa de transportes de Londres instalou uma série de posteres com colaboradores e aliados do TfL LGBT+ na rede de transportes para incentivar as pessoas a terem orgulho de quem são. A TfL acredita que Londres é um lugar onde se pode ser quem se é – e amar quem se quer amar. #EveryStoryMatters celebra os londrinos LGBT+ de todas as raças, origens, orientações sexuais e identidades de género.

Egon Zehnder
A Egon Zehnder acredita que a diversidade e líderes inclusivos são capazes de criar um mundo melhor onde indivíduos e organizações não apenas crescem, mas também prosperam. Como empresa global de consultoria de pesquisa e liderança de executivos sente-se responsável por apoiar a diversidade e a inclusão na medida em que cria oportunidades de carreira, apoia líderes e ajuda os clientes a moldar e transformar as suas organizações e culturas.

Ikea
Na IKEA, empresa de retalho de decoração sueca, estão comprometidos em garantir que os colegas de trabalho e clientes LGBT+ possam ser eles mesmos. Em 2019, como um sinal visível deste compromisso, produziu uma versão arco-íris de edição limitada da icónica bolsa FRAKTA, com 100% das vendas a reverter para causas e instituições de caridade LGBT+.

 

Renault
A Renault, marca de automóveis francesa, quer humanizar e comemorar, não apenas 30 anos de progresso do Renault Clio, mas também o progresso feito na cultura, na sociedade e na vida. O filme “The French Exchange” foi discutido, apoiado e elogiado globalmente em comunidades LGBTQ, fóruns familiares, TV internacional e imprensa.

 

Johnson & Johnson
De benefícios inclusivos a parcerias com organizações sem fins lucrativos, a Johnson & Johnson pretende ser uma forte aliada da comunidade LGBTQ+. Há mais de 25 anos, que a empresa de produtos de saúde e bem-estar apoia esta comunidade por meio de políticas de gestão de recursos humanos, práticas comerciais e advocacia.

A marca considera que os valores da diversidade, justiça e igualdade são fundamentais e por isso quer garantir que todos os seus colaboradores possam ser autênticos e sentirem-se apoiados no trabalho.

L’Oréal
Para marcar o Dia Internacional Contra Homofobia, Transfobia e Bifobia, a marca de beleza quer enfatizar o seu compromisso com estas comunidades que enfrentam uma discriminação ainda maior durante a pandemia da COVID-19.
Como um grupo internacional que emprega mais de 88 mil pessoas, sabe que tem um papel a desempenhar no combate à discriminação e na liderança pelo exemplo. “Estamos comprometidos em fornecer um ambiente de trabalho mais inclusivo para a comunidade LGBTQ + em todo o mundo.”

Coca-Cola

Como marca, a Coca-Cola compromete-se a apoiar a comunidade LGBT+ em todo o mundo. A marca apoiou os eventos Pride, vestiu a bandeira arco-íris e, recentemente, bateu o pé manifestando-se como aliado diante da reação pública e homofóbica dirigida a anúncios inclusivos LGBT+ na Hungria.

 

Absolut Vodka

A Absolut apoia a comunidade LGBT+ desde 1981, quando, mesmo sendo uma marca relativamente desconhecida, publicava anúncios em revistas LGBT+. Desde então, o seu apoio consistente ao longo dos anos levou a marca a criar inúmeros anúncios de publicidade com o conceito LGBT+, incluindo a primeira garrafa de bebidas espirituosas da cor do arco-íris, entre várias outras ativações.

Em 2018, a marca embrulhou dois autocarros de Londres com as cores do arco-íris e permitiu que os passageiros doassem para a organização Stonewall, tocando com os seus smartphones nas costas dos assentos.

Smirnoff
Em 2019, a marca de bebidas Smirnoff reforçou o seu papel como uma aliada LGBT+ por meio da renovação da parceria We are Open com a Fundação LGBT e a Stonegate Pub Company. Essa parceria ajudou a tornar a vida noturna mais segura para a comunidade LGBT+, inicialmente doando dinheiro para ajudar os “Village Angels” da Fundação LGBT em Manchester e, mais recentemente, formando o “Soho Angels” em Londres. Como disse Sam Salameh, chefe da Smirnoff: “Ao ajudar a expandir a equipa do Village Angels em Londres e nos eventos Pride, esperamos tornar a vida noturna mais segura.”

Reebok
A marca de fitness lançou a sua coleção “All Types of Love”, com uma palete multicolor em vários ténis clássicos, e prometeu doar 75 mil dólares ao It Gets Better Project, um programa para capacitar e conectar os jovens LGBTQ+.

Dr. Martens

A marca de botas criou botas especiais e únicas para o Pride Month 2020. Juntamente com o lançamento das botas, a marca está a doar 25 mil dólares para o Trevor Project.

 

 

Asos
Pelo quarto ano consecutivo, a marca de vestuário ASOS uniu-se ao GLAAD para criar uma coleção Pride Month, com 100% das vendas da coleção a irem para a organização sem fins lucrativos.

 

Converse

A empresa de ténis de lona lançou uma coleção Pride 2020, que beneficiará os projetos It Gets Better, Ali Forney Center, BAGLY e OUT MetroWest. Até ao momento, a Converse doou 1.000.000 dólares em apoio a organizações locais e globais LGBTQIA +.

 

 

Tórrid
Esta marca de roupas femininas, especializada em roupas e acessórios de tamanho inclusivo, ou seja, para mulheres de tamanhos grandes, lançou recentemente a sua coleção 2020 #CelebrateLove. A empresa está a doar 20% das receitas para o GLAAD e assim ajudar a defender uma melhor representação da comunidade LGBTQ nos media.


Happy Socks
A empresa de meias fez uma parceria com a The Phluid Project para criar uma coleção de seis meias bem a tempo do Pride Month. Happy Socks e The Phluid Project estão a dar 10% de cada venda líquida da coleção para o The Trevor Project – a maior organização mundial de prevenção de suicídios e intervenção em crises da comunidade LGBTQ.

Artigos Relacionados: