A pandemia causada pela COVID-19 veio normalizar novas formas de trabalhar. As casas foram transformadas em escritório, com fronteiras ténues entre a vida pessoal e profissional, e as conferências e outros eventos presenciais, tal como os conhecíamos antes, têm ainda de esperar.
É sabido que os contactos de networking são fulcrais na construção da carreira. Os estudos revelam que 85% das vagas são preenchidas por intermédio da rede de contactos e que 80% das vagas disponíveis nunca são anunciadas – encontram-se através das ligações pessoais. “A maioria das pessoas ainda procura posicionar-se através de uma introdução calorosa ou de um relacionamento existente, em vez de enviar um currículo ‘a frio’”, diz Seth Steinberg, Partner da consultora em RH, Korn Ferry.
Apesar de, maioritariamente, as conferências e os eventos serem virtuais, em contexto pandémico, não há razões para não continuar a cultivar a sua rede de contactos.
Saiba como conectar-se às pessoas. A Korn Ferry deixa 5 dicas:
- Junte-se a grupos e aulas virtuais
Procure grupos através das plataformas digitais relacionados com os seus pontos de interesse ou inscreva-se em formações online.
- Envie mensagens personalizadas
Se participar numa conferência virtual e gostaria de entrar em contacto com um palestrante, envie-lhe uma mensagem, por exemplo, no LinkedIn, referindo o evento em que participou e mencione as ideias que considerou interessantes. Se aceitar o seu convite, agradeça e pergunte-lhe se podem continuar a aprofundar o assunto daquela apresentação.
- Conecte-se através de conteúdos digitais
Siga nas redes socias as pessoas que podem acrescentar valor aos seus interesses profissionais. Dê atenção ao que publicam e pode até ampliar o conteúdo com um comentário atencioso da sua parte. Pode enviar-lhes, ainda, um artigo ou estudo que considere relevante e que seja uma mais-valia para o trabalho das pessoas com quem se deseja conectar.
- Faça voluntariado
Há situações que também podem ser desenvolvidas a partir de casa no campo do voluntariado. Procure as melhores oportunidades para si, de acordo com os seus gostos. Além de fazer networking com outros voluntários, pode entrar em contacto com os membros executivos das organizações
- Explore a possibilidade de um encontro pessoal
Agora que as medidas de contenção da pandemia começam a ser aliviadas, procure encontrar-se com as pessoas com quem gostaria de se relacionar no meio profissional. Pergunte-lhe se podem reunir virtual ou presencialmente – respeite o nível de conforto da pessoa.