Como manter um estilo de vida ativo e saudável

E isto não é mais do que preservar a saúde mental e emocional dos seus colaboradores. Algo que, com o passar de muitos dias em isolamento em casa, em conjugação com o distanciamento social, com a mudança de hábitos e rotinas, se torna cada vez mais complicado de gerir.

Cuidarmos de nós e da nossa saúde mental é fundamental numa altura como esta. Deixamos-lhe quatro sugestões da psicóloga Joana Sousa, da Saúde Workwell.

1.Manter uma alimentação saudável e ingerir bastantes líquidos para uma boa hidratação
Optar por manter uma alimentação saudável e equilibrada, com alimentos de boa qualidade nutricional, que fortaleçam o sistema imunitário, e que contribuam para o bem-estar, mostra-se fundamental na preservação e cuidado da saúde, quer física, quer mental. O mesmo acontece com a hidratação, ingerir bastantes líquidos ao longo do dia (desde água, chá, sumos naturais), poderá ajudar no restabelecimento da hidratação do corpo. Evitar beber bebidas gaseificadas, açucaradas e café em excesso.

2.Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, reduzir hábitos tabágicos e não consumir drogas
Lembrem-se que as bebidas alcoólicas, o tabaco e as drogas não irão fazer com que os problemas desapareçam, nem nos vão ajudar a lidar de melhor forma com as nossas emoções. Bem pelo contrário.

3.Praticar exercício físico, para cuidar do corpo e da mente
O isolamento e a quarentena recomendados para contenção desta pandemia, não deverão ser encarados de forma sedentária, nem serem motivo de tal coisa. Mantermo-nos ativos neste período de recolhimento, permite que cuidemos da nossa saúde, não só física, como também mental, ajudando no controlo de ansiedade e redução de stress, bem como na gestão das emoções, muitas vezes oscilantes, neste período de isolamento que sabemos não ser fácil.
Existem imensas aplicações e plataformas que disponibilizam exercícios, planos de treino e aulas virtuais. Muitos ginásios estão a disponibilizar aulas online gratuitas, de várias modalidades e sem qualquer tipo de custo. Mesmo não tendo material de ginásio específico em casa, podemos utilizar garrafas e garrafões de água, uma toalha de banho, um tapete mais confortável e que diminua o impacto do corpo com o chão, uma cadeira com um bom apoio, entre outras coisas. Yoga, Body Pump, treino funcional, Pilates ou dança.
Mantermo-nos ativos, mesmo em casa, fará como que nos sintamos melhor, mais motivados, positivos e com mais energia para enfrentarmos os nossos dias.

4. Qualidade de sono
É fundamental ter um sono saudável, de qualidade e em tempo suficiente, de modo a conseguirmos descansar devidamente. Ter bons hábitos de sono, irá permitir que se sinta com mais energia, menos ansiedade, menos irritação, maior concentração e abertura para abraçar o dia de uma forma mais positiva.

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