Como vencer o coronavírus? Bill Gates explica o que devemos fazer

Bill Gates, co-fundador da Microsoft e co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, sofre com a aversão de algumas pessoas ao uso de máscaras durante a pandemia global da COVID-19.

“Não usar máscaras é difícil de entender, porque não é assim tão incómodo”, disse Gates na reunião virtual da Fast Company Impact Council.

O inovador e filantropo não compreende também de onde surgem certas teorias da conspiração sobre a vacina para combater a doença. A Fundação, que criou com a sua mulher, está a ajudar as autoridades de saúde a combater a COVID-19 com mais de 350 milhões de dólares em financiamento, mas isso não evita que ouça falarem de si como alguém que está a desenvolver um esquema obscuro.

Gates é adepto das vacinas e refere à revista Fast Company que essa foi uma das razões que o levou a começar a trabalhar na área da caridade e filantropia. Uma das suas primeiras doações da Fundação Bill e Melinda Gates foi para Gavi – Vaccine Alliance, uma organização que faz chegar as vacinas aos países em desenvolvimento.

A abordagem de Gates no combate à COVID-19
As vacinas fazem parte da abordagem em quatro vertentes da sua fundação para combater a COVID-19, juntamente com o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico, tratamentos e formas de proteger comunidades vulneráveis.

O seu objetivo é ter uma vacina contra a COVID-19 no próximo ano – provavelmente em regime de duas doses, explica àquela revista americana de negócios. Neste momento, estão em progresso mais de 100 projetos diferentes, em que pelo menos uma dúzia é liderada por empresas com forte histórico em garantir aprovações governamentais para vacinas, bem como fabricá-las.

Bill Gates está positivo. A amplitude do seu portefólio, recorrendo a todas as técnicas já usadas para criar vacinas e algumas técnicas novas, dá-lhe esperança e fá-lo acreditar que, em 2021, uma dessas vacinas funcione. “O sonho seria ter 14 mil milhões de doses da vacina e conseguir chegar a todas as pessoas da noite para o dia”, disse.

Artigos Relacionados: