• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

      Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

      Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

      As cidades que não querem morrer de calor. Lisboa é uma delas

      De que se queixam os RH em relação à colaboração com os CFO’s?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Liderar com a pele toda

      Foi o Mickey que fez a asneira e será o Hulk que nos vai salvar, uma maneira portuguesa de ser

      O medo enfrenta-se onda a onda, dentro e fora de água

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Neurodivergência no trabalho: «Não há nada mais normal do que sermos todos diferentes» (Catarina Fonseca)

      «As PME são como um poeta que faz poesia sem o saber»: o olhar de Bernardo Maciel e João Pedro Guimarães

      Humildade e honestidade equilibram a liderança empática e as decisões difíceis

      No setor espacial há que «garantir que o talento feminino entra, permanece, cresce e lidera», defende Teresa Ferreira

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros que lideram, pessoas que inspiram

      Vendas Para Quem (Acha Que) Não Tem Talento – Mafalda Johannsen

      Eis uma lista de livros para leituras balneares

      A Bíblia da Internacionalização – Diogo Sousa-Martins

      Manual Para Andar Espantada por Existir – Patrícia Portela

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

      Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

      Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

      As cidades que não querem morrer de calor. Lisboa é uma delas

      De que se queixam os RH em relação à colaboração com os CFO’s?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Liderar com a pele toda

      Foi o Mickey que fez a asneira e será o Hulk que nos vai salvar, uma maneira portuguesa de ser

      O medo enfrenta-se onda a onda, dentro e fora de água

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Neurodivergência no trabalho: «Não há nada mais normal do que sermos todos diferentes» (Catarina Fonseca)

      «As PME são como um poeta que faz poesia sem o saber»: o olhar de Bernardo Maciel e João Pedro Guimarães

      Humildade e honestidade equilibram a liderança empática e as decisões difíceis

      No setor espacial há que «garantir que o talento feminino entra, permanece, cresce e lidera», defende Teresa Ferreira

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros que lideram, pessoas que inspiram

      Vendas Para Quem (Acha Que) Não Tem Talento – Mafalda Johannsen

      Eis uma lista de livros para leituras balneares

      A Bíblia da Internacionalização – Diogo Sousa-Martins

      Manual Para Andar Espantada por Existir – Patrícia Portela

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Corporate Notícias Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Corporate

Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Link copiado

Partilhe este conteúdo

20 Junho, 2025 | 4 minutos de leitura

Todos os anos, a perceção de valor de cada marca ou empresa pode oscilar consoante a economia ou acontecimentos marcantes. Este ano, há algumas surpresas, mas também ‘cromos’ repetidos: a EDP continua a ser a marca mais valiosa, seguindo-se a Galp Energia e Jerónimo Martins no Top 3. Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Millenium BCP ascendem ao Top 5. No geral, as ‘25 Marcas Portuguesas Mais Valiosas’ valorizaram-se em conjunto 10,7%.

A consultora OnStrategy apresentou os resultados referentes às ‘Marcas Portuguesas Mais Valiosas’ em 2025, calculado de acordo com a metodologia de Royalty Relief e desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira).

Estas são as 25 Marcas Portuguesas Mais Valiosas em 2025:

 

Com crescimentos relevantes, acima de 20%, registam-se ainda as seguintes marcas:

NOVO BANCO               +90,4%

FIDELIDADE                   +56,4%

MILLENNIUM BCP       +35,4%

TAP                                      +32,1%

GRUPO MOTA ENGIL  +31,3%

CGD                                   +30,0%

CTT                                     +25,7%

CUF SAÚDE                    +23,4%

JERÓNIMO MARTINS +21,1%

 

Em termos setoriais, são de realçar as seguintes conclusões:

1. Energia (Power / Oil & Gas)

  • Apesar de a marca EDP manter a liderança nacional, o setor energético registou quedas nas principais marcas (GALPENERGIA (-7,0%) e EDP Renováveis (-5,1%)). Este desempenho reflete a instabilidade nos preços da energia e a pressão sobre margens operacionais num contexto de transição energética;
  • Tendência: Descarbonização e investimentos em energias renováveis continuam a moldar o setor, embora ainda em fase de consolidação. As recentes medidas tomadas pela Administração Trump também pressionaram o setor, nomeadamente nas Energias Renováveis.

 

2. Banca

  • O setor bancário português apresenta um dos melhores desempenhos em 2025, com destaque para as marcas NOVOBANCO (+90,4%) e MILLENNIUM BCP (+35,4%), impulsionados pela melhoria da rendibilidade, redução do malparado e recuperação de confiança dos clientes;
  • Tendência: A consolidação tecnológica, a recuperação da reputação e a normalização das taxas de juro favoreceram a valorização das marcas.

 

3. Seguros

  • A marca Fidelidade cresceu +56,4%, impulsionada por inovação em produtos digitais, expansão internacional e reforço da relação com o cliente;
  • Tendência: A confiança institucional e a digitalização dos canais de subscrição estão a consolidar a presença da marca.

 

4. Distribuição e retalho (Retail)

  • A maioria das marcas do setor registou crescimentos sólidos, com as marcas JERÓNIMO MARTINS (+21,1%) e CONTINENTE (+12,3%) a liderarem. A performance foi alavancada pelo aumento do consumo privado e adaptação eficaz ao canal digital;
  • Tendência: A inovação logística e a fidelização através de plataformas omnicanal impulsionaram o reconhecimento das marcas.

 

5. Telecomunicações 

  • Crescimento modesto, mas positivo para as marcas MEO (+5,2%) e NOS (+2,6%); com o setor a beneficiar dos investimentos em 5G e na digitalização de serviços, enfrentando, contudo, forte concorrência e pressão sobre preços;
  • Tendência: A consolidação de serviços e o foco na experiência do cliente continuarão a ser diferenciadores-chave.

 

6. Transportes e serviços

  • Há uma evidencia de recuperação notável, com a marca TAP a crescer +32,1% e a marca CTT a crescer +25,7%. A retoma da mobilidade e do turismo, bem como a aposta em e-commerce, foram motores essenciais;
  • Tendência: Expansão de serviços logísticos e otimização operacional estão a reposicionar as marcas com mais relevância.

 

7. Engenharia e construção 

  • Com um crescimento de +31,26% da marca GRUPO MOTA ENGIL, o setor beneficia de uma forte carteira de projetos, particularmente em mercados externos e obras públicas;
  • Tendência: A internacionalização e os investimentos no setor das infraestruturas sustentam o crescimento.

 

8. Bebidas (Alcoólicas e Não-Alcoólicas)

  • SUPER BOCK, SAGRES e DELTA registam crescimentos modestos (+3% < +7%), refletindo uma estabilização após o impacto da pandemia, mas com desafios no canal Horeca e aumento dos custos de produção;
  • Tendência: As marcas apostam em portefólios premium e estratégias de proximidade com o consumidor.

 

9. Saúde e Cuidados Hospitalares 

  • Com crescimentos sólidos das várias marcas, e em particular da marca CUF (+23,4%), o setor continua a expandir infraestruturas e a reforçar a notoriedade das suas marcas;
  • Tendência: A procura crescente por serviços de saúde privada e a aposta em tecnologia clínica suportam a valorização.

 

10. Indústria (Papel e Floresta)

  • Crescimento marginal da marca The Navigator Company (+1,3%), num setor pressionado por custos logísticos e instabilidade internacional;
  • Tendência: A transição para produtos sustentáveis e com menor pegada ambiental poderá reposicionar o setor nos próximos anos.
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

A nossa sociedade pós-alfabetizada

«O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

Artigos Relacionados

Sociedade

Jul 14, 2025

Menos portugueses fazem férias de verão em 2025 — e o motivo já não surpreende

Ler notícia

Tecnologia

Jul 14, 2025

Apenas 8% das organizações asseguram qualidade na entrega de software, revela estudo

Ler notícia

Trabalho

Jul 11, 2025

Os melhores patrões da Europa? Nem todos usam gravata

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Jul 14, 2025

iServices inaugura nova loja na Rua do Ouro e reforça presença no coração de Lisboa

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Jul 10, 2025

Inovação sustentável na gestão de talento

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Jul 02, 2025

Elevar a literacia financeira para outro patamar

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever