A faturação dos negócios em Portugal aumentou 33% em 2022 face a 2021, e o consumo estrangeiro dispara 101%. Depois de dois anos (2020 e 2021) impactados pela pandemia, o consumo originado por cartões nacionais cresceu 23% em comparação com o período homólogo.
A análise da Reduniq refere ainda que do grupo de consumidores estrangeiros, o destaque vai para os franceses, que representam 14% do total da faturação, seguidos pelo Reino Unido (13%), Estados Unidos (10%), Irlanda (9%) e Espanha (7%).
de acordo com o REDUNIQ Insights, o relatório da REDUNIQ, maior acquirer nacional e marca da UNICRE, que analisa a evolução dos pagamentos por cartão efetuados no país.
Faturação cresce em 2022
Ao longo do ano verificou-se no primeiro semestre do ano um acentuado crescimento da faturação da Reduniq de 45% face ao período homólogo, resultado justificado pelo significativo impacto da pandemia na contração do consumo nos primeiros seis meses de 2021.
Já os números do segundo semestre mostram que o abrandamento expectável do consumo não se verificou, apesar da inflação e da subida de taxas de juro. Contudo, houve uma desaceleração dos ritmos de crescimento face a 2021.
Relativamente às épocas especiais de consumo, o Verão de 2022 ficou marcado pela quase total recuperação da atividade turística face ao período pré-pandemia, com um aumento de mais de 30% na faturação total face a 2021. No Natal verificou-se também um aumento de 25% da faturação e o gasto médio foi de 231€ comparado com 207€ em 2021 – em parte, dir-se-ia que terá devido ao efeito da inflação.
Ao nível da análise transacional por regiões, Lisboa, Beja, Guarda e Vila Real apresentam todos valores de faturação superiores a 2021, com crescimentos de 26%, 24%, 24% e 23% respetivamente, justificados pela normalização da realidade da vida dos portugueses depois de um período pandémico.
Quanto ao consumo estrangeiro nas regiões, o destaque vai para Lisboa, Açores, Porto e Madeira, que apresentam uma variação mais significativa, registando um aumento de faturação de 134%, 117%, 116% e 99%, respetivamente. Já de forma global, e graças ao turismo, os distritos que mais cresceram de um ano para o outro foram justamente as regiões mais turísticas: Faro (44%), Madeira (42%), Lisboa (41%), Açores (34%), e Porto (31%).
No que diz respeito à faturação total por setor de atividade, as categorias que apresentaram maiores crescimentos em 2022 são aquelas que no decurso de 2021 (sobretudo no 1º semestre) ainda foram fortemente impactados pela pandemia. Neste sentido, a Hotelaria e Atividades Turísticas (102%), a Restauração (71%) e as Perfumarias (45%) foram os que mais cresceram.
Por outro lado, os setores que mais cresceram durante a pandemia foram os que menos cresceram em 2022, como os Hiper&Supers (18%), a Saúde (11%) e os Eletrodomésticos & Tecnologia (4%).
Por fim, e quando analisado o valor da compra média em cada um destes setores, destaque para a Hotelaria & Atividades Turísticas, que apresenta o valor mais elevado (144€), Acessórios de Automóveis e Oficinas (119€), Eletrodomésticos &Tecnologia (118€).