COVID-19: Unilever contribui com cem milhões de euros


A fabricante de bens de consumo de marcas como Dove, Knorr, Skip e Lifebuoy, anunciou um vasto conjunto de medidas para apoiar os esforços globais e nacionais no combate à pandemia do novo Coronavírus.

Alan Jope, CEO da Unilever refere: “Estamos profundamente tristes com o terrível impacto que o Coronavírus está a causar na vida de todos nós. O mundo está a enfrentar um enorme desafio, e temos visto uma resposta incrível por parte de todas as equipas da Unilever, especialmente as da linha da frente das nossas operações nas fábricas, centros de distribuição e lojas. Esperemos que os cem milhões de euros doados através de sabonetes, desinfetantes, lixívia e bens alimentares contribuam significativamente para melhorar a vida das pessoas e, ao ajudar a salvaguardar o rendimento e o emprego dos nossos trabalhadores, estejamos a trazer alguma paz de espírito durante estes tempos incertos. É devido à nossa capacidade financeira que podemos e devemos dar este apoio adicional”.

Estas medidas visam ajudar a proteger as vidas e as condições de vida dos seus múltiplos stakeholders – incluindo os consumidores e comunidades, clientes e fornecedores, bem como os colaboradores. Entre as instituições apoiadas está a Plataforma de Ação COVID do Fórum Económico Mundial.

Nesse sentido, a empresa irá adaptar as suas linhas de produção para produzir desinfetantes para utilização nos hospitais, escolas e outras entidades institucionais. E está também empenhada na criação de parcerias e programas educativos sobre a lavagem das mãos, entregues e divulgados através das autoridades nacionais de saúde e outras ONG, para apoiar as comunidades locais mais carenciadas.

Em Portugal, a Unilever FIMA disponibilizou ajuda à Direção-Geral da Saúde através de doação de produtos e está a agilizar as condições para reforçar a doação de bens alimentares e produtos de higiene pessoal e limpeza da casa às instituições com as quais já tem protocolos de colaboração, bem como o apoio à junta de freguesia da área onde se encontram os escritórios da empresa.

A empresa também lançou na semana passada uma campanha de agradecimento multimarca. Olá, Lipton, Skip, Dove, Domestos, Cif, Knorr, Calvé, Vaseline e TRESemmé uniram-se para agradecer aos profissionais que “andam na rua por todos”, ou seja, que continuam a ir para o trabalho para garantir serviços essenciais à sociedade: agentes de segurança, bombeiros, distribuidores, estafetas, funcionários públicos, forças de vendas, funcionários de loja, profissionais de saúde e operadores de fábrica são assim os destinatários desta mensagem que estará na rua, em outdoors, e na rádio. Ao mesmo tempo, a campanha da Unilever FIMA agradece também a todos os portugueses que ficam em casa, por todos. Transmitindo a mensagem positiva “Juntos Vamos Conseguir”, a campanha da Unilever FIMA lembra que “é nestes momentos que descobrimos que cada um de nós consegue superar-se, por si e pelos outros”.

No comunicado enviado à imprensa, a Unilever explica que irá também proteger todos os colaboradores que consequentemente venham a ser impedidos de desempenhar as suas funções, impedindo quedas nos salários, durante três meses: “Iremos abranger todos os colaboradores, contratados, ou outras pessoas que trabalhem para nós, tanto nos escritórios, como nas fábricas, seja a tempo integral ou em part-time. Esta medida aplica-se a todos os colaboradores que não estejam cobertos pelos planos do governo ou pelos seus próprios empregadores”.

Em relação a clientes e fornecedores, a empresa irá disponibilizar 500 milhões de euros para apoiar as condições de vida de toda a sua cadeia de valor, através do pagamento antecipado aos pequenos e médios fornecedores mais vulneráveis e o prolongamento do crédito a retalhistas de pequena dimensão para os ajudar a gerir e proteger empregos.

Artigos Relacionados: