• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Definitivamente, gestão estratégica de pessoas?

Opiniões

Definitivamente, gestão estratégica de pessoas?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

9 Dezembro, 2020 | 5 minutos de leitura

Pelas piores razões, 2020 foi o ano que marcou definitivamente a presença da gestão de pessoas nos círculos das decisões estratégicas das empresas. Todos percebemos essas piores razões: migração repentina, e sem preparação, para o trabalho remoto; layoff; medidas de apoio ao emprego; despedimentos; tensões, instabilidade e o acentuar dos riscos psicossociais, … e tantos outros efeitos de um ano imprevisto e indesejado, mas que estamos paulatinamente a digerir e a aprender a viver com as limitações que nos impôs. Subitamente, a gestão de pessoas ganhou protagonismo e a oportunidade não se compadeceu com impreparados ou acanhados sem visão estratégica.

Sobretudo, o grande desafio atual da gestão de pessoas reside em conseguir dar resposta a um conjunto de paradoxos que não admitem indecisões, medos ou impreparados, mas que definitivamente a podem colocar numa dimensão estratégica, que reclama há tanto tempo. Poder-se-á dizer que o grande desafio da atualidade será resolver uma espécie de dissonância cognitiva entre o que é prioritário, sabendo que a outra dimensão não pode ser descurada, mas encontrando respostas rápidas, alinhadas e assertivas.

Alguns destes paradoxos:

  • Assegurar a continuidade, mas preparar o futuro. Os modelos de trabalho mudaram definitivamente e a resposta à questão “que competências precisamos ter no futuro?” poderão passar por decisões sobre como preparar a atual estrutura para os desafios futuros, ou para a nova realidade. Que novas competências serão necessárias? Temo-las? Podem ser desenvolvidas/criadas?
  • Apostar na segurança, no bem-estar e na saúde ou na ligação afetiva ao coletivo, à empresa e ao propósito da empresa. Nenhum dos dois âmbitos pode ser descurado, e o gestor de pessoas deverá ponderar a cada momento este equilíbrio, na certeza de que ambos terão de existir.
  • Garantir o regular, mas apostar no diferenciador. Um conjunto de retornos regulares são fundamentais para garantir estabilidade e segurança aos trabalhadores (o salário, por exemplo), mas a diferenciação da organização far-se-á por aquilo que conseguir compor de benefícios, e pela sua adequação às verdadeiras necessidades das pessoas em cada momento.
  • Gerir relacionamentos, mas em novos moldes. Nunca foram tão importantes as soft skills, e o gestor de pessoas deverá ser o guardião do seu papel na vida do coletivo. Mas, a pensá-las, não poderá alhear-se de novas variáveis que, direta ou indiretamente, vão condicionar os relacionamentos, quanto mais não seja pela reconfiguração das relações de trabalho que os cenários da pandemia acarretaram, por exemplo, o trabalho remoto.
  • Garantir a continuidade, sendo catalisador da mudança. O gestor de pessoas terá definitivamente de compreender de que forma o negócio “manda”, e por isto terá de estar sempre com ele alinhado. Se o contexto “manda” o negócio mudar, este “mandará” na gestão de pessoas e esta mudança exige preparação, mas em paralelo, terá de ser assegurado o que permite que “ainda cá estejamos”.
  • Gerir as competências disponíveis, mas projetar e preparar as do futuro. Gerir pessoas, cada vez mais, será um exercício de triangulação entre necessidades de capacitação e desenvolvimento, engagement e empregabilidade. Nesta equação, a gestão de pessoas não poderá ficar refém de épocas passadas e suportar objetivamente a missão da empresa e o ciclo do negócio.
  • Garantir a melhor decisão para todas as partes interessadas. O gestor de pessoas deve ter, na tomada de decisão, o difícil papel do promotor das boas práticas de responsabilidade social, ética e ser o garante de tomadas de posição justas e que assegurem o melhor para todos os que serão impactados por essa mesma decisão.
  • Comunicar, aproximar, mas com rigor e objetividade. Mais do que nunca, é necessário que se explique regularmente o que está a acontecer; se elucide face a impactos projetados; (re)enfoque nos objetivos; se apresentem as ferramentas disponíveis; se consciencialize para a necessidade de monitorização e controlo; se apresente o (re)design da estratégia e das operações, e tudo com um permanente apelo à participação. Garantir esta função pode ser determinante para a vida das pessoas e da empresa e ser o salvo-conduto para que a gestão de pessoas, definitivamente, se coloque no centro da decisão estratégica.

A crise atual, e ao contrário do que havíamos registado em outras ocasiões, como por exemplo a crise financeira de 2008, permitiu um foco nas pessoas e nas suas condições de vida/ trabalho, saúde e bem-estar.  Esta é a oportunidade da gestão de pessoas se colocar no centro da decisão, definitivamente, sem falsas modéstias, mas também sem se tornar sobranceira ou colocar em “bicos de pés”, pois ainda muito está para vir.


Por Isabel Moço, Coordenadora de Programas Executivos e Docente da Universidade Europeia

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler artigo

Leading Opinion

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler artigo

Leading Opinion

Dez anos de Maduro

Ler artigo

Demografia e novos desafios estratégicos para as universidades

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Mar 24, 2023

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler notícia

Opiniões

Mar 22, 2023

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler notícia

Opiniões

Mar 20, 2023

Dez anos de Maduro

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency