«É possível encontrar sentido para a vida no serviço aos outros», acredita Alex Villas Boas

Numa apresentação sobre espiritualidade e liderança durante o webinar da Leadership Summit Portugal na semana passada, Alex Villas Boas, investigador e coordenador do Centro de Investigação em Teologia e Religião na Universidade Católica Portuguesa falou sobre a dinâmica de pensar sobre o que dá sentido à vida e sobre o papel do líder.

O teólogo, que não é líder religioso, como o próprio explicou, começou por fazer a diferença entre duas crenças. Existe a dimensão de uma vida imprevisível e a crença de que a vida é absurda porque, inevitavelmente, um dia vamos morrer a qualquer momento e as pessoas que amamos também podem morrer a qualquer momento.

E existe a crença de que a vida faz sentido, ou seja, apesar da vida ser absurda, acreditamos que a vida tem sentido e que nos podemos realizar a viver uma vida que faz sentido. Na sua opinião, “é possível encontrar sentido para a vida no serviço aos outros ou quando se encontra alguém que se ama.”

Aqueles que conseguem resolver problemas que aparentemente não têm solução são considerados heróis, têm capacidade de ir além, são pessoas que descobriram algo que faz sentido e dá sentido à vida.

A liderança ajuda a pensar em encontrar soluções cooperativas sem ter de pensar exatamente como o outro pensa, defende. Assim, uma liderança que permite vivenciar um ideal que dá sentido à vida e presta serviço, essa pessoa está ao serviço. Um líder oferece condições para que as pessoas descubram o sentido da vida.

Como conclusão, o ex-professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo defende que “a vida é absurda, mas a vida é capaz de fazer sentido e dar-nos possibilidade de nos realizarmos. “Continuo à procura do que dá sentido à sua vida.”

[Para aqueles que são adeptos da via remota ou que não tiveram oportunidade de assistir presencialmente, a Cimeira contou com um webinar que, para além do programa que pode ser visto remotamente na totalidade, teve ainda incluídos conteúdos especiais com a presença virtual.]

http://

Artigos Relacionados: