Em 2020 os salários vão continuar a aumentar no setor de IT

No seu mais recente Guia do Mercado Laboral 2020, a Hays revelou que o mercado das Tecnologias da Informação continua cada vez mais dinâmico, sendo um dos mercados que mais tem crescido positivamente.

O setor de IT continua a ser uma área liderada pelo candidato, dado que a procura por estes perfis é bastante elevada, especialmente em regiões como Braga, Porto, Cascais, Lisboa e Oeiras, e o talento disponível para uma mudança de emprego é reduzida, por vários fatores.

Como consequência, os valores salariais aumentam, levando a uma grande pressão salarial e podendo influenciar o mercado noutros segmentos de negócio. Assiste-se também a uma procura por benefícios como, a flexibilidade de horário, trabalho remoto, planos flexíveis e certificações. Por parte do empregador, para além das competências técnicas, valoriza-se cada vez mais as competências comunicacionais e a envolvência com as áreas de negócio.

Ao analisar os dados do inquérito dos profissionais deste setor, verificou-se que 51% não negociaram o pacote salarial, 33% foram aumentados, 62% recusaram ofertas de emprego e 6% foram promovidos, em 2019.

Dado o dinamismo do mercado de IT, em Portugal, inúmeros eventos como o Web Summit e Feiras Internacionais de Emprego vão influenciar o recrutamento em 2020.

Quanto às funções que irão movimentar o setor este ano são os cargos de Business Intelligence Analyst, Data Scientist/Data Engineer, Front-end Developer, Full-stack Developer Java/C#/.NET, Consultor Funcional ERP, Machine Learning Engineer/AI e Mobile Developer.

A dificuldade em recrutar nesta área irá manter-se pela “pool de talento” ser escassa e os candidatos estarem cada vez mais atentos e delinearem uma mudança segura, consciente que lhe “encha as medidas” para a tal mudança. Por outro lado, há cada vez mais empresas a quererem contratar, criando o gap entre procura e oferta na área.

Apesar de toda a inflação e pressão salarial que se tem sentido nesta área, para grandes players internacionais, Portugal continua a ser atrativo e a ter salários mais competitivos que outros países. O que torna os nossos profissionais tão interessantes são, sem dúvida, a Educação e a Cultura. Por isso, prevê-se que os salários vão continuar a crescer em 2020 face ao dinamismo que se vive na área e pelo facto de ser o candidato a liderar o mercado de IT.

Por: Cátia Carvalho, Team Leader da Hays Portugal

Artigos Relacionados: