• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      «Os sistemas democráticos mais velhos do mundo estão a sofrer alguma senilidade» (Paulo Rangel)

      Fuga de líderes seniores ameaça empresas europeias nos próximos anos

      Lisboa lidera nos salários, mas contenção nas empresas é nacional

      Coimbra lança plano de literacia e rastreio da diabetes na Guiné-Bissau

      A ascensão serena de Catherine Connolly, a nova voz da Irlanda

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Mariana Gomes: «A decisão certa nem sempre é a mais segura»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Trabalhar sendo quem somos: a comunidade LGBTQIA+ e os desafios no espaço profissional

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      «Os sistemas democráticos mais velhos do mundo estão a sofrer alguma senilidade» (Paulo Rangel)

      Fuga de líderes seniores ameaça empresas europeias nos próximos anos

      Lisboa lidera nos salários, mas contenção nas empresas é nacional

      Coimbra lança plano de literacia e rastreio da diabetes na Guiné-Bissau

      A ascensão serena de Catherine Connolly, a nova voz da Irlanda

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Mariana Gomes: «A decisão certa nem sempre é a mais segura»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Trabalhar sendo quem somos: a comunidade LGBTQIA+ e os desafios no espaço profissional

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Empatia precisa-se!

Opiniões

Empatia precisa-se!

Link copiado

Partilhe este conteúdo

4 Novembro, 2025 | 3 minutos de leitura

Como destaca J. Herrity (2025) no artigo Empathy in the Workplace: Why It’s Important and How To Show It, a empatia no local de trabalho fortalece as relações interpessoais, melhora a comunicação e contribui para um ambiente mais colaborativo e produtivo. É, por isso, essencial que, ao promover a empatia no contacto com o cliente, esta seja também um dos pilares da cultura organizacional.

Desenvolver empatia é um processo contínuo que exige formação e que se baseia em três aspetos fundamentais.

Em primeiro lugar, o autoconhecimento, que envolve assumir as próprias emoções e ter consciência dos comportamentos e do estilo de comunicação. Neste sentido, a metodologia DISC de Moulton Marston, desenvolvida em 1920, continua a ser uma ferramenta valiosa para compreender os diferentes perfis comportamentais e melhorar a interação com os outros.

O segundo aspeto é o conhecimento dos outros, essencial para aceitar as emoções dos clientes e entender os seus perfis. Esta abordagem permite humanizar e personalizar o contacto, criando maior proximidade e conexão. Como afirmou Carl W. Buehner, «As pessoas podem esquecer o que você disse. Elas podem esquecer o que você fez, mas nunca esquecerão a forma como as fez sentir». Esta perspetiva ressalta a importância de considerar o impacto emocional que deixamos nos outros.

Por fim, a empatia requer bastante treino. Colocar-se no lugar do outro, escutar ativamente em vez de apenas ouvir com intenção de responder, e evitar julgamentos precipitados são práticas fundamentais. Além disso, é essencial desenvolver a precisão na identificação das emoções e dos perfis de comunicação dos interlocutores, ajustando o discurso de acordo com essas características.

A aplicação da empatia no atendimento deve basear-se em ações concretas que demonstrem essa atitude, sempre com o propósito de ajudar a resolver dificuldades. Para isso, é recomendável aprender por meio da observação de modelos e da adoção de boas práticas, bem como estar disponível a receber feedback e incorporá-lo continuamente na interação com os clientes.

É incontestável que a IA tem trazido avanços significativos em termos de eficiência e até alguma capacidade de personalização, contudo, a relação genuína e empática continua a ser uma característica humana diferenciadora.

A empatia assume, cada vez mais, um papel de destaque sendo um dos pilares fundamentais para um atendimento de excelência, baseado na personalização e conexão. Ainda assim, a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta importante que complementa o atendimento, libertando o profissional de tarefas rotineiras, por exemplo, e permitindo-lhe estar mais focado na relação que estabelece com o cliente.

Para desenvolver e consolidar a empatia no atendimento, é fundamental providenciar formação bem como promover o treino que lhe permita aprimorar competências, tais como a escuta ativa, comunicação clara e positiva, e capacidade de resolver problemas. Investir no seu desenvolvimento é uma estratégia cada vez mais premente já que a capacidade de fazer o cliente sentir-se entendido e conectado tornou-se não só um diferencial, como uma necessidade para qualquer empresa que deseje prosperar ou manter a liderança.

Joana Fernandes,
Líder da Unidade de Negócio da RHmais

ver mais artigos deste autor
Joana Fernandes https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Design-sem-nome-2025-11-03T093925.894.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler artigo

Debates interrompidos

Ler artigo

A coragem de dizer ‘não sei’

Ler artigo

Confiança como novo capital: o que os líderes do setor financeiro têm de aprender com os consumidores

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Nov 18, 2025

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler notícia

Opiniões

Nov 17, 2025

Debates interrompidos

Ler notícia

Opiniões

Nov 17, 2025

A coragem de dizer ‘não sei’

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar