Entrevista de emprego: As perguntas que deve saber responder

O último ano apresentou-se como um desafio em várias áreas na sociedade, nomeadamente na procura de emprego. Os novos tempos exigem uma maior preparação para a entrevista de recrutamento, com uma informação muito clara do seu perfil, conhecimento do trabalho e da empresa para a qual se está a candidatar.

Atualmente existem certas competências que as empresas procuram nos profissionais, independentemente do setor ou função: gestão de projetos, resolução de problemas, trabalho em equipa, boa comunicação, mentalidade de parceiro de negócios, gestão de equipas, competências e habilidades organizacionais. Aproveite o momento da entrevista para enfatizar a identificação com a cultura, valores e missão da empresa. Reforce o seu interesse, mostrando que pesquisou extensivamente antes da entrevista e está mais do que motivado para fazer parte da história daquela organização.

Para além da preparação para a entrevista, a consultora de recrutamento Robert Walters reuniu algumas das perguntas mais frequentes e as repostas ideias que podem garantir que seja o(a) escolhido(a) para o novo cargo.

O que nos pode contar sobre si?

Esta é uma das principais perguntas cujo objetivo é ter uma primeira impressão, além de quebrar o gelo.

O que responder:  

Comece com uma breve descrição da sua experiência e das posições que ocupou até agora, podendo seguir a estrutura e ordem do seu currículo. Dê exemplos das suas realizações e competências que adquiriu ao longo da sua carreira. Esta pergunta permite ao entrevistador saber muitas informações sobre o candidato, por isso deve haver honestidade e explicar e raciocinar, de forma realista, as suas projeções.

Expresse os seus objetivos e motivações a curto, médio e longo prazo e explique o tipo de trabalho e funções que gostaria de ter. O desenvolvimento das competências nos diferentes empregos e a forma como essas experiências contribuíram para o avanço da sua carreira profissional também devem ser referidas neste momento. Para além disso, deve mostrar ambição e determinação em aproveitar ao máximo cada oportunidade, não perdendo de vista o horizonte: estabeleça sempre um vínculo com o cargo a que se candidata e seja realista na expressão das suas ambições.

 

Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Com esta pergunta deve mostrar ao recrutador que é honesto e tem um bom conhecimento de si próprio. Evite o excesso de confiança nem diga que não tem nenhuma fraqueza ou áreas para melhorar.

O que responder:

Forças: Analise bem todos os seus pontos fortes e, acima de tudo, encontre argumentos e exemplos práticos que os ilustrem. Cite as três qualidades ou competências que o tornam a pessoa ideal para o cargo e baseie a resposta com exemplos específicos de contextos profissionais onde, com sucesso, as colocou em prática.

Fraquezas: A melhor maneira de responder a esta pergunta é escolher um ponto fraco que está a tentar melhorar. Se, por exemplo, as suas competências digitais são fracas, indique isso mencionando quanto tempo investiu ou vai investir para as melhorar através de um curso ou formação.

 

Por que quer trabalhar connosco?

No momento de preparação para a entrevista, certifique-se que tem um bom entendimento dos produtos e serviços, da cultura corporativa e qual o futuro que prevê para si dentro da empresa. Utilize essas informações para descrever de que forma os seus objetivos e ambições se alinham com a empresa e a posição para a qual se está a candidatar.

O que responder:

Pense em como os seus objetivos e aspirações profissionais se alinham com a cultura corporativa, e utilize essa informação para formular uma nova pergunta: Que projetos a empresa tem para me oferecer e que vão em linha com os meus objetivos profissionais e de crescimento?

 

Porque o(a) devemos contratar?

Esta é uma forma de convencer os seus entrevistadores a ficar com o emprego, por isso deve explicar por que a sua contratação seria um grande trunfo para a empresa; reveja as suas competências, experiências e/ ou personalidade.

O que responder

Por exemplo: “Tenho uma combinação única de boas competências técnicas e a capacidade de construir relacionamentos a longo prazo com os clientes”, seguido por um exemplo específico de uma conquista durante o trabalho anterior.

 

Qual o salário que tem em mente?

Embora deva evitar mencionar a remuneração que deseja receber, é importante saber qual o seu valor no mercado de trabalho e responder a essa pergunta de forma informada. Muitas vezes surgem problemas quando os candidatos solicitam uma remuneração muito alta ou muito mais baixa daquela que foi definida pela empresa. 

O que responder:

Verifique se essa informação está visível no anúncio de emprego. Se sim, afirme que que esse salário é o valor que tem em mente e por isso, mais uma vez, é a pessoa certa para exercer a função.

Artigos Relacionados: