• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Economia Notícias Sustentabilidade Era do ‘greenhushing’? Conheça o conceito e porque estão as empresas a aderir

Sustentabilidade

Era do ‘greenhushing’? Conheça o conceito e porque estão as empresas a aderir

Link copiado

Partilhe este conteúdo

22 Abril, 2025 | 5 minutos de leitura

As novas diretrizes da administração Trump espalharam o caos, após o anúncio da suspensão do financiamento federal para empresas com diretrizes e compromissos climáticos, na ordem dos 300 mil milhões de dólares. Estes desenvolvimentos potenciaram um afastamento significativo das práticas ecológicas entre as empresas americanas, introduzindo incerteza e instabilidade no setor das energias renováveis e criando preocupações quanto às implicações a longo prazo das iniciativas climáticas.

Perante estas alterações, muitas empresas já não envergam as bandeiras da sustentabilidade com a mesma confiança e deram rapidamente um passo atrás. Em janeiro, os seis maiores bancos dos Estados Unidos cortaram relações com a ‘Net-Zero Banking Alliance’, uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que incentiva as instituições financeiras a reduzir a zero as suas emissões de gases com efeito de estufa. Já a cadeia de supermercados Walmart indicou que é provável que não cumpra os seus objectivos de redução de emissões e está a considerar rever os seus objetivos e a Coca-Cola retirou discretamente do seu website um objetivo de sustentabilidade relativo aos resíduos.

É neste ambiente de secretismo que outro conceito se tem tornado popular: o greenhushing, que consiste em minimizar ou omitir iniciativas climáticas para evitar reações ou penalizações. Esta é a total oposição do greenwashing – quando as empresas exageram a sua boa-fé ecológica. Será esta a nova tendência no mundo empresarial?

 

Empresas adaptam discurso verde à nova realidade política

«Mudámos muito rapidamente de velocidade para outro tipo de conversas», afirma Scott Graybeal, CEO da Caelux, uma empresa de tecnologia em fase de arranque. Em declarações à Bloomberg, o Diretor explicou a sua estratégia de minimização do papel da empresa na produção de eletricidade sem carbono, que tinha sido uma prioridade nos últimos anos.

Em vez disso, destaca as suas contribuições para além da sustentabilidade, tais como a criação de emprego nacional, produção dentro dos EUA e a independência energética – todas elas em sintonia com as prioridades da nova administração. Isto não significa que as medidas sustentáveis tenham sido abolidas, apenas que, «à semelhança de qualquer mensagem, é preciso adaptá-la ao público e obter a maior recetividade possível».

Porém, esta mentalidade contrasta com as verdadeiras necessidades do planeta. Em 2024, as temperaturas ultrapassaram o limiar de 1,5ºC acima das temperaturas pré-industriais, e desastres naturais inundaram as notícias, como os incêndios de Los Angeles e as inundações de Valência.

O impacto nas empresas é notório. Os preços do café atingiram um recorde de mais de 9,5 dólares por quilo no mês passado, após as secas no Vietname e no Brasil e as inundações na Indonésia. Os preços do cacau também subiram depois de a produção ter caído 14% em 2024 devido a padrões climáticos imprevisíveis semelhantes. No Reino Unido, os agricultores tiveram a segunda pior colheita desde 1983, após o período de 18 meses mais húmido desde que há registos.

 

O greenhushing não está limitado aos EUA

Entretanto, as empresas europeias também estão a tentar manter as suas ações climáticas longe da vista do público, numa tentativa de evitar acusações de que estão a exagerar as suas declarações ambientais.

Os próprio líderes, como Friedrich Merz, que ganhou as últimas eleições alemãs, estão criar um ataque às políticas verdes do seus antecessores. Também a líder do Partido Conservador do Reino Unido, Kemi Badenoch, decidiu que o objetivo de emissões líquidas nulas do país para 2050 é ‘impossível’ de atingir sem levar o país à falência. Até Rachel Reeves, que em tempos afirmou a ambição de se tornar a ‘primeira chanceler verde’ da Grã-Bretanha, disse em janeiro que o crescimento ‘supera’ as metas ambientais ao apoiar a expansão de Heathrow.

Em 2024, 63 das 100 maiores empresas britânicas cotadas na bolsa não promoviam suficientemente o seu trabalho de proteção ambiental, de acordo com uma análise da empresa de investigação Connected Impact, sediada em Manchester, que examinou as diferenças entre o que as empresas divulgavam nos registos públicos e o que apresentavam nos materiais promocionais. No que diz respeito às empresas americanas, os investigadores descobriram que o desejo de passar despercebido era ainda maior – 67 grandes empresas públicas e privadas recorreram ao greenhushing.

Os resultados desta mudança de mentalidade estão ainda por determinar, mas os especialistas alertam: o greenhushing pode proteger a reputação a curto prazo, mas compromete a confiança, inovação e eficácia das empresas frente à crise climática. Num mundo em que a comunicação responsável e autêntica é um ativo, o silêncio pode sair caro — não só para as empresas, mas para o planeta.

Leonor Wicke,
Jornalista e Coordenadora Editorial

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

«Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Artigos Relacionados

Sustentabilidade

Jun 12, 2025

Sustentabilidade corporativa pode evitar cerca de 20% dos resíduos plásticos produzidos a nível mundial

Ler notícia

Sustentabilidade

Jun 05, 2025

Ciclopes chega à Ajuda com bicicletas que são liberdade e oficinas que são pertença

Ler notícia

Tecnologia

Jun 02, 2025

Energia: Portugal tem eletricidade barata e mais de metade vem de fontes renováveis

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever