Esta é a primeira empresa italiana a receber Certificado de Igualdade Salarial

A Ferrari acaba de receber o Certificado de Igualdade Salarial por proporcionar salário igual a homens e mulheres com as mesmas qualificações e posições na empresa. Esta certificação atesta o compromisso em criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, além de promover o desenvolvimento de carreira para todos.

A certificação foi concedida pela Equal Salary Foundation, sediada na Suíça, e envolveu um estudo abrangente de oito meses pela empresa de auditoria internacional PwC, usando uma metodologia reconhecida pela Comissão Europeia. A Ferrari é a primeira empresa italiana a receber esta certificação. O processo incluiu também uma análise estatística detalhada dos níveis de remuneração, que revelou que a Ferrari é uma das empresas da Europa que supera com sucesso a diferença salarial entre os sexos. Além disso, foi realizada uma pesquisa sobre as políticas de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos da Ferrari. Foi pedido aos colaboradores que completassem a pesquisa de forma anónima e participassem em entrevistas individuais e grupos de foco para discutir a percepção da cultura organizacional e o compromisso com a inclusão e a diversidade.

Louis Camilleri, CEO da Ferrari, declarou: «Estamos todos orgulhosos de receber esta certificação, que representa um marco importante na nossa jornada contínua para melhorar continuamente a posição e ações em relação a um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. A igualdade de tratamento e a oportunidade não se limita apenas ao princípio essencial da equidade. É um pilar fundamental para atrair, reter e desenvolver os melhores talentos para promover a inovação e o crescimento a longo prazo».

De 2016 a 2019, em particular, as colaboradoras aumentaram de 11,5% para 14% da força de trabalho de um total de 4285 trabalhadores. As mulheres têm vindo a assumir gradualmente mais responsabilidades e posições de crescente importância dentro da empresa ao longo desse tempo.

Artigos Relacionados: