Esta nova solução ajuda as empresas a gerir o absentismo

O número cada vez maior de casos e vítimas da pandemia tem obrigado as empresas a ajustarem as equipas diariamente devido às ausências súbitas, tanto por motivos de doença dos próprios colaboradores, como devido à necessidade de darem assistência a um familiar.

Face a esta situação, a Randstad criou a +continuar+, uma solução que permite identificar antecipadamente os perfis chave de profissionais que o negócio precisa e “sempre que existir necessidade, a empresa ativa esta subscrição, acelerando o processo de substituição.”

Através da identificação das pessoas indispensáveis, o objetivo é garantir que as empresas não deixam de funcionar por falta de colaboradores. “Desta forma, a Randstad garante um conjunto de candidatos previamente validados e disponíveis para trabalharem sempre que necessário e para todas as funções e áreas de negócio”, explica a empresa em comunicado.

Esta é uma resposta da empresa de recursos humanos à incerteza sentida pelos seus clientes na gestão de pessoas, com impacto especialmente no absentismo. Como funciona? A subscrição é gratuita e a empresa apenas paga no caso de contratar temporariamente trabalhadores.

Para subscrever basta solicitar uma reunião para levantamento dos perfis-chave. Depois, recebe um código de ativação, que pode ser utilizado a qualquer momento, através dos vários canais de comunicação disponíveis. Assim, “garante-se uma resposta imediata à necessidade de substituição de trabalhadores e sempre com o perfil certo.”

O programa +continuar+ integra um portfólio de soluções que a Randstad tem vindo a desenvolver desde o início da pandemia para apoiar as empresas a enfrentarem os desafios deste novo contexto.


Outra solução já no mercado é, por exemplo, a aplicação YouPlan, que ajuda a lidar com o desfasamento horário aprovado pelo Governo no passado e manter uma comunicação ativa com toda a equipa.

“Hoje, mais do que nunca, é urgente colaborar com as organizações e com as pessoas de forma rápida, eficaz e ajustada a cada cenário”, afirma José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal.

Um exemplo de resposta orientada, não tanto para as empresas, mas mais para as pessoas é a RiseSmart, uma plataforma de outplacement. Adicionalmente, a app myRandstad; o podcast #EverydayHero, disponível no Spotify, nas redes sociais da Randstad; e o grupo do WhatsApp ligado ao podcast, dão apoio a quem procura trabalho.

Artigos Relacionados: