Estão a decorrer até ao dia 9 de maio as candidaturas à 13.ª edição do Prémio MSD – Maria José Nogueira Pinto, com o objetivo de distinguir o mérito e a excelência do trabalho desenvolvido por entidades na área da responsabilidade social no valor total de 20 mil euros. Podem candidatar-se todas as entidades com projetos de relevo nesta área, através da submissão da candidatura na plataforma oficial do Prémio.
A seleção dos vencedores é da responsabilidade de um júri presidido por Maria de Belém Roseira. Ao projeto que melhor corresponder ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que está inserido”, defendido por Maria José Nogueira Pinto, será atribuído um prémio com o valor pecuniário de 15.000 euros. Adicionalmente, serão entregues duas menções honrosas, com o valor de 2.500 euros cada.
O atelier “Açúcar e Canela” foi o vencedor da edição de 2024, um projeto desenvolvido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que contribui para a melhoria do bem-estar e da saúde de 24 pessoas adultas com doença mental e/ou deficiência intelectual internadas na Casa de Saúde da Idanha.
Através de atividades de confeção e venda de produtos alimentares de pastelaria, serviço de catering, combate ao desperdício alimentar e reciclagem pretende promover um ambiente de empoderamento e inclusão na comunidade. Três fatores pesaram na decisão do júri: a promoção do desenvolvimento, empoderamento e inclusão de uma população estigmatizada, para a qual, tipicamente, não existem muitas respostas e, também, a promoção de uma economia circular.
Saiba mais aqui.