Passar férias no Tarrafal até pode parecer uma sugestão humorística pois só ia para o Tarrafal quem se portasse mal e dissesse mais do que era permitido em tempos de fracas liberdades. O Tarrafal ficou conhecido pela prisão onde muitos presos políticos foram encarcerados, estamos a pensar em Álvaro Cunhal ou mesmo Mário Soares, para citar os mais conhecidos. Esta cidade, em tempos exclusivamente piscatória, fica em Cabo Verde, na Ilha de Santiago. O Tarrafal tem algumas das poucas praias de areia branca de Santiago e conserva grande parte das suas tradições, como a olaria, tecelagem, música e boa gastronomia.
Os tempos são outros e agora podemos ir para o Tarrafal se queremos um reencontro com a natureza, com o silêncio, com o travo genuíno das pessoas que habitam a cidade. Não é difícil acontecer uma espécie de paixão à primeira vista quando se chega ao Tarrafal. A cerca de 1h e 30 minutos da cidade da Praia (a capital da ilha), percurso sempre alcatroado e com o forte impacto da natureza montanhosa da ilha que alterna com a simpatia das pequenas aldeias e vilas por onde se vai passando até chegar ao destino.
Chegando ao Tarrafal podemos ficar alojados no novo empreendimento turístico do grupo português de hotelaria, Oásis Atlântico, que recuperou com requinte o antigo edifício da Alfândega do Tarrafal. Agora no Tarrafal Alfândega Suites podemos pernoitar e fazer umas merecidas férias. A vista dos quartos, todos eles bastante bem mobilados e modernamente equipados, é deslumbrante. Poder acordar com o palrear dos pescadores a chegar à praia com os seus barcos cheios de peixe é toque de requinte oferecido pelos homens e mulheres que estão ligados à Natureza de uma forma que nos comove.
No espaço podem tomar-se excelentes pequenos-almoços com produtos regionais e sempre frescos e o seu restaurante “Malagueta” prima pela gastronomia local elaborada com o requinte da cozinha de autor.
Na cidade há outros restaurantes e comércio local. As praias, a 2 minutos a pé do Alfândega Suites, são de areia branca e o mar com as temperaturas amenas típicas de Cabo-Verde. Pode refrescar-se no bar da praia e pedir um coco diretamente da árvore.
O Tarrafal Alfândega Suites resulta de um investimento feito pelo grupo Oásis Altântico por ser “um local de grande beleza natural, com praias de areia branca, mar transparente e onde a montanha desce até ao mar, algo pouco habitual no Atlântico.

Tem além disso um conjunto de pontos de interesse tanto de Natureza, o Parque Natural da Serra da Malagueta, como históricos, o forte-prisão do Tarrafal que nos diz muito a nós portugueses e que está a ser recuperado no âmbito da candidatura a património mundial da Unesco. O investimento que fazemos insere-se na identificação que fazemos do potencial turístico do Tarrafal.
Na sua autenticidade enquanto destino ainda inexplorado e na oportunidade de fazer crescer, de forma ecologicamente sustentável, o turismo na região”, conforme refere o administrador Alexandre Abade. Se quer fugir do bulício do turismo de massas, vá para o Tarrafal e tenha uma experiência que nunca mais vai esquecer.
Notas
Voar para a Praia: TAP ou Cabo Verde Airlines
Ficar: Tarrafal Alfândega Suites
Refeições: Restaurante Malagueta
Dinheiro: Escudo cabo verdiano
Este artigo foi publicado na edição de outono da revista Líder
Subscreva a Líder AQUI.